Carrefour engaja clientes para o descarte consciente de resíduos
20/05/2019 às 10:31

No Dia Internacional da Reciclagem, celebrado nesta sexta-feira, (17), o Carrefour Brasil reforçou o seu apoio junto a clientes e comunidades onde opera seus pontos de venda para estimular o descarte consciente de diversos materiais recicláveis. Ao todo, são 118 estações nas mais de 100 lojas de bairro e hipermercados da rede espalhados pelo Brasil.

Por meio de um amplo programa de reciclagem, em parceria com a Mondelēz Brasil e a Tetra Pak®, o Carrefour é responsável pela coleta de toneladas de materiais recicláveis, como papel, plástico, metal, vidro e embalagens Tetra Pak®.

Paralelamente a essa iniciativa, o Carrefour Brasil apoia e promove a coleta de óleo de cozinha, ajudando na preservação dos recursos naturais do planeta. O procedimento garante que o resíduo coletado se transforme em biodiesel, evitando a poluição de milhões de litros de água todos os meses. Ao todo são 66 estações de coleta disponíveis para receber descarte tanto de clientes quanto da operação.

Além disso, o Carrefour também promove a coleta de cartuchos de impressoras, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e medicamentos. Em 53 pontos de coleta espalhados por todo o Brasil, é possível entregar cartuchos de impressoras, que são encaminhados para o Centro de Reciclagem HP Brasil e processados para produzir novos cartuchos, partes e peças de impressoras, além de outros itens para diversos segmentos industriais. Durante o ano de 2018, foram arrecadadas cerca de 9 mil unidades de cartuchos vazios, resultando em um total de 4.300 kg de resíduos.

Já para a coleta de lâmpadas fluorescentes, são 67 pontos em operação que permitem a sua correta destinação. Realizado pelo Carrefour em parceria com a Reciclus, o programa permite a reciclagem dos componentes das lâmpadas, que podem ser usados na fabricação de diversos produtos – desde vidros de uso não alimentar até cimento ou mesmo asfalto. A rede foi a primeiro varejista a implantar a coleta de lâmpadas fluorescentes no país. Desde fevereiro de 2017, quando a iniciativa foi introduzida, já foram arrecadadas 69.549 unidades de lâmpadas. Foram 10.418,8 kg reunidos só em 2018.

Para pilhas e baterias, que possuem materiais contaminantes e não podem ser descartados em qualquer lugar, o Carrefour disponibiliza coletores em 102 lojas.  Por meio da Green Eletron, Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos, a rede arrecadou 28.220 unidades, totalizando 1.608 kg, em 2018.

Nas Drogarias Carrefour também é possível descartar comprimidos vencidos, por meio das máquinas do Descarte Certo e estão presentes em 45 lojas. Em 2018, foram arrecadados 3.100 kg de medicamentos nesses pontos de venda.

Além de incentivar a descarte consciente para os clientes, as lojas cuidam de todos os resíduos gerados internamente e separam entre recicláveis (papel, plástico, vidro, metal, isopor, etc), orgânicos (restos de alimentos) e rejeitos. Os restos de alimentos, quando não podem ser doados, são enviados para compostagem e transformados em adubo. Em 2018, o Carrefour reaproveitou 45,4% dos resíduos e deixou de enviar 5.515 toneladas para o aterro.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080