Supermercados mineiros acumulam crescimento de 1,99% no 1º bimestre
08/04/2019 às 15:04

O crescimento dos supermercados mineiros chega a 1,99% nos dois primeiro meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. É o que aponta o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), com empresas de todos os portes em todo o Estado, referente ao mês de fevereiro.

A pesquisa mostra também que, na comparação com o mesmo mês de 2018, o desempenho foi positivo em 1,13%.  Já em relação a janeiro, o resultado ficou negativo em 2,84%.

Os números estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.

A justificativa para o resultado negativo em fevereiro comparado com janeiro, segundo os empresários pesquisados, é o efeito do calendário, já que foram três dias menos de vendas.

Além dessa diferença no número de dias, fevereiro é o mês em que “chegam as contas” do período de férias e o consumidor fica com maior parte da renda comprometida.    

Outro motivo é a taxa de desemprego (12,4%) que voltou a subir no último trimestre (dezembro a fevereiro) e a taxa de subutilização (24,6%) da mão de obra que é a maior desde 2012, início da série histórica.

 

Variação regional – fevereiro x janeiro

Variação média – MG

- 2,84%

Central

- 2,64%

Centro-Oeste

-3,11%

Norte/Noroeste

-3,04%

Rio Doce

-3,26%

Sul

-3,16%

Triângulo/A. Paranaíba

-3,07%

Zona da Mata

-2,68%

 

Variação acumulada no ano

Mês

Sobre mês anterior

VS. mesmo mês ano anterior

    Acumulado do ano

 
 

Jan.

-19,54%

 2,84%

2,84%

 

Fev.

-2,84%

1,13%

1,99%

 

 

Páscoa 

Sondagem com as principais empresas do ramo no estado aponta que as vendas do período deverão ter crescimento semelhante ao que ocorreu na sazonalidade de 2018. Os ovos de chocolates deverão ter desempenho na casa dos 4% nas vendas; enquanto outros formatos de chocolates, como barras e caixas de bombons  deverão vender 6% mais, mudança que tem ocorrido nos últimos anos. Em se tratando de ovos, a procura maior é pelos com até 150 gramas.  

Outro fator que na opinião dos empresários vai contribuir com uma Páscoa com desempenho melhor do que no ano passado é a ocorrência da sazonalidade mais distante do início do ano.

A Páscoa de 2018 ocorreu no dia 1º de abril e todo o restante da Semana Santa se deu ainda em março. Em 2019, a Semana Santa será de 15 a 21 de abril.

Projeção de vendas Páscoa:

>> Venda de ovos de chocolate: +4%
>> Outros formatos de chocolates: +6%
>> Linha de pescados: +7%

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080