Cervejas especiais devem puxar a venda da bebida neste carnaval
18/02/2019 às 11:35

Por muitos anos, as cervejarias patrocinaram o Carnaval promovendo as marcas mais populares. Mas, neste ano, as companhias darão mais espaço às marcas especiais - categoria que reúne bebidas puro malte, importadas e artesanais.

A Heineken, além de promover a marca popular Schin, fará ações com Devassa, Amstel e Kirin Ichiban (marca da japonesa Kirin, representada no Brasil pela holandesa). O Grupo Petrópolis vai promover a marca Petra, além da Itaipava. Mesmo a Ambev, que concentra o patrocínio na marca popular Skol, pretende promover durante as festividades sua linha puro malte.

A razão para a mudança é simples: as cervejas especiais estão cada vez mais presentes no carrinho de compras do consumidor. Além disso, as linhas têm preços, em média, 20% mais altos em comparação à cerveja pilsen. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), entre 2014 e 2018, a participação das cervejas especiais nas vendas do setor passou de 5% para 13%.

Já as cervejas pilsen (que englobam marcas como Skol e Brahma, da Ambev; Itaipava, da Petrópolis, e Schin, da Heineken) reduziram a participação de 65% para 62% entre 2014 e 2018. A fatia das marcas mais baratas - como Crystal e Lokal, da Petrópolis; Glacial, No Grau e Cintra, da Heineken; e Nossa, da Ambev - cresceu de 22% para 25%. O restante do mercado foi ocupado por outras categorias.

 "O mercado de cervejas especiais cresce de 20% a 25% ao ano e deve continuar ganhando um a dois pontos percentuais por ano, com a recuperação da economia", afirmou Paulo Petroni, diretor-executivo da CervBrasil. Ele observou que o Carnaval equivale a um décimo terceiro mês de vendas para o setor cervejeiro. E estima para as vendas totais do mercado um crescimento de 5% em relação ao Carnaval de 2018.

Na rede Pão de Açúcar, controlada pelo grupo varejista GPA, as cervejas especiais já têm volume de vendas maior do que as cervejas pilsen, representando 45% do total, disse Fabio Rosa, diretor comercial de líquido do GPA.

"O que vamos fazer agora é potencializar as vendas para todas as lojas", afirmou Rosa. A expectativa do executivo é elevar as vendas de rótulos especiais no Carnaval em 30% nas redes Pão de Açúcar e Extra. Para cervejas como um todo, a varejista prevê avanço de 10%.

 "O mês de fevereiro está mais quente e o Carnaval neste ano é três semanas mais tarde do que foi em 2018. Isso ajuda bastante", acrescentou Rosa. Além de ampliar a oferta da bebida, o GPA vai vender com exclusividade no país a cerveja japonesa Kirin Ichiban, trazida ao país pela Heineken.

Para o Carnaval de rua, o foco da Heineken Brasil são as marcas Schin, Devassa e Amstel, disse Eduardo Picarelli, diretor de patrocínios e portfólio da companhia.

 A Amstel, linha de cerveja puro malte, vai patrocinar blocos em São Paulo e o Festival Baixo Augusta. No Rio, vai patrocinar dois camarotes no sambódromo da Sapucaí, além de festas pré-carnavalescas. E em Belo Horizonte, a marca vai patrocinar blocos de carnaval e festas.

A marca Schin será usada no patrocínio de blocos em Salvador. A Devassa vai patrocinar blocos e o Camarote Villamix, no Circuito Barra-Ondina, na capital baiana, além de camarotes em Recife.

A Ambev vai patrocinar pelo terceiro ano consecutivo o Carnaval de São Paulo. Sua subsidiária Arosuco Aromas e Sucos venceu a licitação da prefeitura de São Paulo, com orçamento de R$ 16,1 milhões. O patrocínio será feito com a marca Skol. A empresa ainda vai patrocinar 50 blocos na capital paulista.

A Ambev também será parceria oficial no Carnaval de Belo Horizonte. Além disso, fechou acordos de patrocínio com a marca Skol com as prefeituras de Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis, além de blocos em cidades do interior de todo o país. A cervejaria vai patrocinar ainda o Carnaval de rua do Rio com a marca Antarctica.

Já o Grupo Petrópolis escolheu a cerveja Petra Origem para ser a patrocinadora oficial do Camarote Salvador. A companhia tem investido para expandir as vendas da marca na Bahia, com o patrocínio de ensaios, festas e blocos de Carnaval. Com a marca Itaipava, a cervejaria vai patrocinar a Marquês de Sapucaí e o Camarote Itaipava, além de outros quatro camarotes.

Os contratos entre prefeituras e cervejarias foram selados a despeito do inquérito aberto pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 14 de janeiro, a pedido do Ministério da Fazenda. A investigação tem como alvo acordos de patrocínio entre prefeituras e empresas de bebidas, alimentos e serviços para venda exclusiva de produtos em eventos públicos, principalmente Carnaval e feiras agropecuárias. O Cade informou que o inquérito está em andamento.

Fonte: Valor Econômico - Foto: Internet

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080