GPA tem crescimento acelerado, apontam relatórios
23/01/2019 às 09:54

Maior rede de varejo alimentar do país, o Carrefour se manteve na liderança do setor em 2018, mas o crescimento mais acelerado do Grupo Pão de Açúcar reduziu as diferenças entre as redes.

Em relatórios divulgados nos últimos dias, na análise de trimestre a trimestre, analistas mencionaram o ritmo um pouco mais forte de expansão do Carrefour, embora o destaque, na visão de pelo menos dois bancos e uma corretora, tenha sido a aceleração nas vendas do GPA em 2018.

No ano passado, o GPA cresceu 10,7% ante 2017, alcançando receita bruta de R$ 53,6 bilhões; o Carrefour avançou 7,6%, para R$ 56,3 bilhões. Se há dois anos, o "gap" entre as vendas das redes era de R$ 4,2 bilhões, hoje é de R$ 2,7 bilhões.

"O Carrefour Brasil apresentou vendas totais com melhora sequencial, refletindo, em particular, a maior inflação de alimentos, diz a equipe do JP Morgan. "Mas mesmo assim, os números continuam a ter um desempenho inferior ao seu principal concorrente, o GPA."

No quarto trimestre de 2018, período que inclui Natal e "Black Friday", o Carrefour cresceu 10,2%, e o GPA, 12,1%. Em "mesmas lojas", base que não considera as aberturas no ano, a alta atingiu 5,8% no Carrefour. No rival, avançou 6,5%, excluindo conversões de pontos.

Para a Brasil Plural, a estratégia do Carrefour de diversificar formatos de lojas e melhorar seu posicionamento para produtos frescos "é assertiva e teve impacto relevante" na receita. A empresa tem adotado essas estratégias já há alguns trimestres, em linha com uma tática global da cadeia. "No entanto, os fortes resultados não foram suficientes para superar os do GPA, com o rival brasileiro continuando a ter vantagens significativas no crescimento da receita", diz.

As comparações ficaram possíveis após a divulgação das vendas do Carrefour Brasil na noite de segunda-feira. O GPA tinha publicado as vendas na semana passada. No negócio de atacarejo, o Assaí, do GPA, fechou 2018 com alta de 24% nas vendas - no Atacadão, do concorrente, a alta foi de 10,2%.

Como o volume de vendas do Atacadão é maior - representa 67% da receita do Carrefour no Brasil - mesmo crescendo mais devagar, a receita total é mais expressiva. O Atacadão vendeu R$ 37,5 bilhões no ano passado e o Assaí, R$ 25 bilhões. O Assaí responde por 44% das vendas do GPA.

No negócio de supermercados e hipermercados, o Carrefour cresceu 2,6% em 2018 e o GPA, 1,1%. Nota-se como o atacarejo ainda se expande mais aceleradamente que o varejo, mesmo num ano de início de recuperação econômica.

Essa diferença nas taxas de expansão entre as redes ocorreu, em parte, porque o GPA teve números mais fracos no braço de varejo no início de 2018. Isso ocorreu especialmente no negócio de supermercados, como lojas de vizinhança.

Dona do Extra e do Pão de Açúcar, o GPA começou a colher números melhores nesses negócios na segunda metade do ano, após reformas de lojas, trocas de bandeiras e mudanças na gestão.

Já o Carrefour fez ajustes na estratégia comercial dos hipermercados, ao optar por ser mais agressivo em preço, e fortaleceu o comércio on-line, segundo o UBS. As empresas ainda não divulgaram suas margens de lucro, o que impossibilita essa comparação - os números devem ser publicados em fevereiro. (Fonte: Valor Econômico)

 

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