Pequenos empreendedores comemoram participação na 32ª Superminas
18/10/2018 às 10:30

Para eles, produzir não é a parte mais difícil. O acesso ao mercado é que representa o principal desafio. Por isso, o Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS) é tão importante para pequenos empreendedores. O projeto, já no terceiro ano seguido na Superminas, é uma parceria da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (AMIPÃO) com o governo mineiro, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif).

O objetivo é exatamente facilitar o acesso de pequenos empreendedores ao mercado, especialmente, supermercadista e panificador. O CMCS deste ano foi integrado por 40 expositores, selecionados e preparados para aproveitar melhor o evento.

E a Superminas representa essa oportunidade para que eles possam estabelecer relacionamento e fazer negócios com o varejo o que seria uma tarefa bem mais difícil sem o evento. “Na maioria das vezes a gente é que vai até os compradores e aqui são os compradores que vêm até a gente, então isso é um ponto muito importante, ter essa oportunidade de estar aqui recebendo os compradores e a oportunidade de mostrar o nosso produto, num espaço curto, mas muito produtivo e o evento é para isso”, disse o proprietário da Cadiquim Biscoitos Caseiros, de Desterro do Melo, no Campo das Vertentes, Robson Gomes.

Camila Esteves é diretora da Temperos Prático, de Barbacena, e já está presente em algumas redes, como a Mart Minas, mas ela acredita num crescimento rápido a partir dos contatos feitos no CMCS durante a Superminas. “A feira é muito boa. É uma oportunidade de negócios muito grande, de divulgação do produto e de estar com grandes empresas para ter essa vivência e aprender. Essa é uma oportunidade que a gente que é pequeno não tem, você não pensa que vai conseguir estar numa feira desta. A satisfação de estar aqui é realizar um sonho, estou muito satisfeita”.

Para Francini Oliveira diretora dos Produtos Via Roça, como defumados e linguiças artesanais, o Circuito de Compras Sociais é uma oportunidade para o agricultor familiar mostrar a qualidade de seus produtos e oferecer ao mercado a possibilidade de comercialização de itens diferenciados por serem artesanais. Ela veio de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, compondo um grupo de quatro agricultores familiares e acredita que levará bons frutos do evento. “Acho que essa é uma boa iniciativa de ceder esse espaço aos agricultores familiares para que possam expor seus produtos. Conseguimos fazer bons contatos na feira, então é uma aposta para o futuro”.

Ela conta que conseguiu fazer algumas vendas durante o evento de forma avulsa, mas que o foco é a gôndola nos supermercados maiores que tenham espaço para produtos artesanais, o que, pode se dizer, já teve início. “Conseguimos fechar com alguns representantes de supermercados, de empórios e lojas de produtos artesanais e com certeza vamos ter sucesso futuramente”, disse.

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080