Hipervalor terá mais associados e pretende dobrar o faturamento em dois anos
17/10/2018 às 18:00

Uma rede com faturamento de 1,2 bilhão ao ano, 44 lojas e 4,7 funcionários. É com esse potencial que a Hipervalor Varejista chega ao mercado. Um evento para fornecedores e associados marcou na manhã dessa quarta-feira, 17 de outubro o lançamento da nova central de negócios. A rede, com o perfil de associação, reúne cinco empresas em diversas regiões. Essa diversidade, aliás, tem um proposito: não ter concorrentes entre os associados.

A Hipervalor é composta pelas empresas rede Alvorada, de Pouso Alegre, com 13 lojas; Big Mais, de Governador Valadares (quatro); Casa Rena, de Itaúna (11); Santa Helena, de Sete Lagoas (oito) e SJ, de Barão de Cocais, que tem nove unidades.    A sede da empresa, neste primeiro ano de atuação, será em Itaúna.

A principal justificativa de formação da Hipervalor é o momento de consolidação do setor e expansão de grandes redes, especialmente da capital, para outras regiões. Soma-se a esse fator, a similaridade de operação das empresas, como o perfil de atuação com foco no cliente.

A ideia de criação da rede surgiu em 2006 a partir de uma proposta do diretor da Casa Rena Vinícius Morais Mendes com trocas de informações e “boas práticas” entre a Casa Rena e a rede Santa Helena e o supermercado SJ de Barão de Cocais. O objetivo já naquela época era melhorar o resultado e a operação das empresas. “Agora, neste cenário econômico e político cada vez mais desafiador, a gente precisa de buscar cada dia soluções inéditas” disse Mendes, nomeado presidente da Hipervalor.  

“Então com isso, a gente buscou no passado e resolveu juntar cinco empresas que têm na sua essência o foco no cliente e montar uma associação no formato de uma rede de forma que possa contribuir tanto para negociações comerciais mercadorias, serviços e insumos quanto a troca de melhores práticas e benchmarking de indicadores entre essas empresas de forma a promover a melhora de resultados para todos” justifica.   

No primeiro momento a central não terá um centro de distribuição unificado e as empresas mantêm total independência em relação às demais associadas. A distribuição e toda a logística também ficam a cargo de cada empresa.  O papel da associação é garantir um alinhamento comercial e promover negócios em conjunto com as cinco empresas, além de compartilhar melhores práticas entre elas. Para isso, vai haver um calendário anual de encontro entre as áreas de apoio, para trocar informações e assim, promover o desenvolvimento de cada área.

Para o fornecedor, a vantagem é poder vender de forma centralizada com todas as empresas em uma única mesa de negociação. “Nós queremos ofertar para todos os fornecedores uma opção de estar fazendo negócios com todos esses associados de uma vez só” disse o presidente.  “Nós pretendemos desenvolver novos fornecedores, fortalecer os que já estão presentes e garantir todo o trabalho que o fornecedor tem de lançamento de produtos, de mix e merchandising alinhado e executado nas cinco empresas associadas”.

Expansão

A Hipervalor já nasce com a visão de ser cada vez maior. O propósito é se tornar uma associação presente em todo o estado tanto com a expansão orgânica dos atuais associados quanto com a agregação de novas redes para compor a central. Já nos próximos dois anos, o objetivo é dobrar o faturamento e chegar à casa de R$ 2,4 bilhões. Neste ano, inclusive, duas novas lojas serão agregadas com a aquisição de uma unidade pela rede Alvorada, em Machado, e outra da Casa Rena, que será inaugurada em Itaúna, no dia 2 de novembro.

Diretoria

A diretoria da Hipervalor é composta de cinco membros, sendo um de cada empresa. O presidente, Vinicius Morais Mendes (Casa Rena); o vice-presidência, (Santa Helena) diretoria Comercial, Big Mais; Marketing, (Supermercado Alvorada) e administrativa-financeira (SJ Supermercados). O superintendente-executivo é Lucas Alvarenga, um profissional contratado para a função.  

“Nós pretendemos, nos próximos anos, entrar forte no quesito importação, vamos trabalhar também com a marca exclusiva e na prospecção de novos associados”, disse Mendes. Segundo ele, a rede já conta com novos associados em estágio de conversas e de alinhamento de alguns requisitos, especialmente, o de foco no cliente, para, em breve compor o quadro de associados da Hipervalor.     

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080