Limppano compra a ODD, 'marca adormecida' da P&G
20/09/2018 às 10:48

A Limppano, fabricante de produtos de limpeza como panos, luvas e esponjas, fechou acordo com a Procter & Gamble (P&G) para comprar a marca de detergente líquido ODD. O valor do negócio não foi informado.

"É uma marca que está apenas adormecida. No momento, estamos estudando em quais linhas a marca será lançada. Certamente, o detergente líquido será uma das categorias", disse Alex Buchheim, diretor-geral da Limppano. No passado, a ODD também deu nome a sabão em pó para lavar roupas. Pesquisas preliminares feitas com consumidores mostram que a marca ODD ainda é lembrada e pode ter sucesso com seu relançamento, disse o executivo.

A Limppano vai competir na categoria de detergentes líquidos a partir de 2019. A meta, com a nova marca, é dobrar o faturamento da empresa em até quatro anos, chegando a cerca de R$ 390 milhões. "A categoria de limpeza química é bem maior do que a categoria em que já atuamos. Acredito que podemos dobrar de tamanho em três a quatro anos", disse Buchheim. O setor de produtos de limpeza doméstica movimentou R$ 22,29 bilhões em 2017 e deve crescer 3,5% neste ano, segundo a entidade do setor (Abipla).

A consultoria Euromonitor estima que a categoria de detergentes líquidos crescerá 2,5% neste ano, para R$ 1,86 bilhão. O mercado é liderado pela marca Ypê, da Química Amparo, com 49,8% das vendas. Em seguida estão Limpol (da Bombril), com 27,5% do mercado, e Minuano (da Flora), com 10,5%.

A Limppano tem duas fábricas próprias no Rio de Janeiro. A fabricação de produtos de limpeza química começa em 2019. "No fim do ano é muito difícil lançar produtos. O varejo está mais focado na cesta de itens de Natal", disse.

Buchheim mantém o plano de construir uma fábrica no México. A meta é investir US$ 10 milhões na instalação de uma unidade naquele país em 2020. A empresa exporta entre 4% e 5% da produção para a América Latina.

No Brasil, a Limppano está investindo R$ 18 milhões na expansão da fábrica de Queimados (RJ), para triplicar a produção de esponjas sintéticas.

Em 2017, a Limppano faturou R$ 167,9 milhões, com avanço de 6,2%. A receita líquida subiu 11,6%, para R$ 122 milhões. O lucro líquido dobrou, para R$ 7 milhões, com maior controle das despesas com vendas e operacionais. Para 2018, a Limppano prevê crescimento de 15% a 16% no faturamento, chegando a R$ 195 milhões.

De acordo com dados da Nielsen, a Limppano é a terceira marca de esponjas sintéticas, com 14,7% de participação de mercado. No Rio de Janeiro, ela lidera, com 35% do mercado. A empresa também lidera no segmento de luvas e é a segunda colocada nas categorias de panos e evita mofo.

A marca ODD pertencia à Bombril e foi adquirida pela P&G em 1996. A marca disputou a liderança de mercado nas décadas de 1970 e 1990. Nos anos 2000, a marca foi substituída gradativamente pela marca Bold. Atualmente, a marca estava sob controle da matriz americana da P&G. Buchheim disse que a negociação durou aproximadamente cinco meses e foi concluída no fim de agosto. Procurada, a P&G informou apenas que vendeu a marca "por uma decisão estratégica". (Fonte: Valor Econômico)

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