Ministério do Trabalho libera criação do sindicato do setor supermercadista de Minas Gerais
18/05/2022 às 11:54

Um pleito histórico do setor supermercadista mineiro, a criação de um sindicato próprio, teve importante decisão nesta semana para a sua concretização. Após intenso trabalho da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), especialmente nos últimos três anos, com muitas idas e voltas, para atender trâmites burocráticos, a criação do sindicato foi deferida pelo Ministério do Trabalho.  

O pedido de registro havia sido publicado no dia 28 de março deste ano e, nessa segunda-feira (16), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), os despachos do dia 13 de maio, com o deferimento da criação do SINDSUPER-MG, como descreve o DOU:

“O Coordenador-Geral de Registro Sindical, no uso das suas atribuições legais, considerando a regularidade processual e com fundamento na Análise Técnica nº 1072 (anexo SEI n° 24723915), resolve: DEFERIR o registro sindical ao Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Produtos de Supermercados e Hipermercados no Estado de Minas Gerais SINDSUPER-MG (***) para representar a categoria econômica do comércio varejista de produtos de supermercados e hipermercados, com abrangência intermunicipal e base territorial nos municípios (anexo)”.       

Justificativas

O sindicato próprio do setor supermercadista é altamente justificado pela relevância do segmento tanto na geração de empregos, quanto toda a sua importância para a economia mineira. Com R$ 63,39 bilhões em faturamento, em 2021, o setor representa 7,8% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro e emprega 358, 7 mil trabalhadores de forma direta. Adicionalmente, é um grande gerador de empregos para jovens, que têm nas lojas supermercadistas sua primeira oportunidade formal de trabalho.

A criação do SINDSUPER-MG, para a base territorial inorganizada (relação de cidades no anexo), além de fazer justiça a um dos segmentos mais relevantes da economia do estado e do país, vai trazer inúmeras vantagens para o setor, com reflexo direto para os trabalhadores e para o consumidor final, na medida em que contribui para a redução de custos. 

Sem a necessidade de intermediação dos representantes de outros segmentos atuando em nome do setor, o sindicato dos supermercados vai trazer mais agilidade nas negociações; defesa dos interesses de todos os supermercados, independentemente do porte da empresa e do número de lojas e fortalecimento ainda maior da categoria, entre outras vantagens. 

Arquivos anexos

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080