Pequenos negócios ampliam espaço nas gôndolas dos supermercados
17/06/2021 às 11:10

Desde 2016, a AMIS tem coordenado projetos de apoio ao pequeno empreendedor que tenha potencial para se tornar fornecedor do segmento supermercadista. Um exemplo desse trabalho é o Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON) em parceria com o governo mineiro.

O objetivo deste programa é aproximar das redes de supermercadistas os pequenos negócios visando a se tornarem fornecedores. Esses empreendimentos, muitas vezes, são representantes da agricultura familiar, como cooperativas e microempreendedores individuais de diversos segmentos, que têm nos eventos organizados pela AMIS nos últimos cinco anos, a oportunidade para demonstrar seus produtos a potenciais compradores.  Muitos deles tiverem sucesso e hoje estão com sua produção nas gôndolas dos supermercados do estado.

Outras iniciativas

Em Brasília (DF) e em Belo Horizonte, uma iniciativa semelhante dá início ao acesso de produtores de pequena escala ao setor. A rede de supermercados francesa, Carrefour, anunciou o cadastro de pequenos produtores, entre eles os Produtores da Agricultura Familiar que estão associadas a Cooperativa Central do Cerrado, uma central de cooperativa que atua como central de distribuição em Brasília e está intermediando as negociações com a rede francesa.

Neste primeiro momento, cerca de 30 produtos produzidos pelas cooperativas associadas, com destaque para a Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base em Economia Solidária (COPABASE), localizada em Arinos, no Noroeste de Minas vai fornecer produtos como a castanha de baru, polpa de fruta congelada com sabores do cerrado, açafrão (cúrcuma), urucum, farinha de mandioca e açúcar mascavo, que foram cadastrados com condições especiais, por já apresentarem adequações tributárias, embalagens e logística em conformidade com o padrão estabelecido pelo Carrefour.

Para adequar as necessidades junto aos produtores de pequena escala, o Grupo Carrefour está destinando uma plataforma de embarque dedicada a estes produtores, agilizando todo o processo de desembarque e conferência de produtos. É o que confirma o consultor na área de inteligência de mercado e instrutor de treinamentos da AMIS Gustavo Vanucci, que está assessorando o processo de acesso ao mercado junto as Cooperativas Copabase e Central do Cerrado, com o apoio do Sebrae Minas.

Ele se mostrou muito otimista com essa conquista e destaca que ações como essa devem ser ampliadas em outras redes de supermercado no estado de Minas Gerais nos próximos meses. “Depois de dois anos assessorando e ajudando a estruturar, organizar e rever o modelo de negócio, envolvendo a comercialização e distribuição dos produtos, pude vivenciar um dos momentos mais importante da minha história, mesmo tendo atuado nas maiores empresas de alimentos do mundo como Nestlé e Coca Cola, fui agraciado com a oportunidade de participar de um momento que ficará marcado para muitos produtores mineiros e brasileiros de pequena escala voltados para a Agricultura Familiar”, destaca.

O evento de apresentação ocorreu no dia 9 de junho, em Brasília (DF) e contou com a presença do CEO do Grupo Carrefour Brasil, Noel Prioux, que ressaltou a importância da iniciativa: "Precisamos trazer as famílias dos produtores para falar sobre seus produtos e contar suas histórias, aqui, em nossas lojas".

 Com informações e colaboração de Gustavo Vanucci

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080