AMIS: 50 anos de dedicação ao setor supermercadista mineiro
10/01/2021 às 08:00

Em 2021, a Associação Mineira de Supermercados comemora 50 anos de desenvolvimento e fortalecimento do setor supermercadista.

Uma trajetória que teve início numa reunião que ocorreu às 9 horas da manhã, do dia 10 de janeiro de 1971, que se tornou um marco para o segmento supermercadista mineiro.  No 12º andar da sede da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais, no Centro de Belo Horizonte, o representante da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Eloy Nogueira da Silva, declarou aberta a sessão da Assembleia Geral de fundação da Associação Mineira de Supermercados (AMIS).

Naquela reunião, como registra a ata número 1/71, “com a presença de dezenas de empresários da Capital e de várias cidades do interior” foi eleita a primeira diretoria daquela que viria a ser uma das principais entidades empresariais do Brasil.

Com chapa única apresentada, a diretoria foi composta pelos seguintes membros: Miguel Furtado Neto, como presidente; Levy Nogueira, vice-presidente; Paulo Ribeiro Nunes, secretário; e Raimundo Lopes, tesoureiro. Amarinho Marques Mena, José Nogueira Soares Nunes e Francisco de Assis Moura foram eleitos Vogais.

A ideia de criação da entidade surgiu na Convenção Brasileira de Supermercados, de 1970, organizada pela Abras em São Paulo. O pedido foi feito ao então delegado da entidade para Minas Gerais, Levy Nogueira, que era sócio-proprietário do Epa Supermercados. Ele foi a principal liderança na criação e organização da entidade mineira.

Hoje, é uma das principais e representativas entidades empresariais do País, atuante nos mais diversos  temas, promovendo a união, o relacionamento e o fortalecimento dos associados.

Presidida pelo diretor comercial da rede Verdemar Supermercado e Padaria, Alexandre Poni, a entidade conta com empresas associadas que, juntas, representam 90% das vendas do setor supermercadista mineiro. São desde a maior empresa varejista do mundo a microempresas supermercadistas de pequenos municípios mineiros.

A AMIS teve colaboração fundamental em toda a evolução e desenvolvimento dos supermercados mineiros desde sua criação. Atualmente, é uma grande escola para o segmento em treinamento para funções múltiplas, com programas para profissionais em cargos desde operacionais até estratégicos. A entidade é uma referência em conhecimento para o varejo.

Além de promover a capacitação, a AMIS é responsável por realizar eventos no Estado que fomentam relacionamentos e negócios entre supermercadistas e fornecedores. Entre eles está a Superminas, hoje reconhecida no País pela sua grandiosa estrutura onde o varejista encontra tendências de mercado e um ambiente totalmente voltado para o desenvolvimento do setor supermercadista. Além dos eventos no interior como a Superinter, Sevar, Líderes do Varejo e o tradicional Troféu Gente Nossa que reconhece os destaques do segmento. 

As conquistas são muitas, e entre elas está a fundação do Sindicado de Supermercados de Minas Gerais - Sindsuper MG, no dia 21 de novembro, de 2019, em assembleia realizada nas instalações da sede da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), em Belo Horizonte. Com uma maciça presença de supermercadistas de todo o estado de Minas Gerais, a assembleia foi considerada histórica. 

O setor supermercadista mineiro sempre terá desafios a serem superados, afinal de contas, não é fácil fazer parte de um segmento de atividades essenciais à população. É preciso muita dedicação e empenho, mas com a certeza de que a AMIS está e estará sempre ao lado para o que for necessário

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080