Verdemar sedia última etapa do Concurso de Qualidade de Café de 2020
02/12/2020 às 11:28

Os apaixonados por café estão perto de conhecer os melhores produtores dos grãos em Minas Gerais. A rede de supermercados Verdemar vai sediar, no dia 3 de dezembro, a última etapa do 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais.O evento é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Quarenta produtores de café participarão da competição no Verdemar, que é um dos patrocinadores da competição, ao lado do Sistema Sicoob.  A última fase de análises terá a presença de oito jurados, que irão provar os cafés finalistas das 7h30 às 12h, na unidade da rede situada na Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1900, no bairro São Pedro, em Belo Horizonte.  O resultado final do concurso será divulgado no dia 9 de dezembro, na Cidade Administrativa. "Para nós é uma honra sediar uma das etapas do concurso, considerado o maior do país e que dá maior visibilidade aos cafés de qualidade produzidos no estado, além de valorizar os produtores", avalia o diretor comercial da rede Verdemar, Alexandre Poni.

Na 17º edição do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais foram 1.792 amostras inscritas,  de quatro regiões de Minas Gerais: Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Sul de Minas e Chapadas de Minas.  A maior parte dos participantes é formada por agricultores familiares.

“O concurso deste ano nos surpreendeu pelo grande número de inscritos, mesmo num período de pandemia, e também pela alta qualidade das amostras, com notas altíssimas. Isso é reflexo da credibilidade que a Emater conseguiu junto aos produtores ao longo das 17 edições do concurso”, afirma o coordenador de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu.  

Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais

A competição é dividida em duas categorias. Na categoria Café Natural, o café é levado para secar logo após ser colhido.  Já na categoria Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador e seguem para a secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação.

Nesta última etapa do concurso serão escolhidos os três primeiros colocados de cada região produtora, em cada uma das categorias. O café com a maior nota geral será declarado o grande campeão estadual. Além disso, será concedido o certificado “Mulher Empreendedora” para a cafeicultora que obtiver a maior nota da competição. 

Os cafés com a melhor pontuação no concurso serão adquiridos pelo Verdemar. Há dois anos, a rede de supermercados lança uma linha especial com os cafés que obtém as maiores notas na competição. Em 2019, o campeão estadual foi o cafeicultor Paulo Gomes, do município de Espera Feliz, região das Matas de Minas. Além dele, outros 14 produtores participantes do concurso tiveram seus cafés comercializados pelo supermercado. 

Cuidados - Seguindo os cuidados recomendados pelas autoridades de saúde, devido à pandemia, e as regras municipais,  o evento  terá a participação apenas de produtores, jurados e a equipe organizadora. 

Foto: Assessoria de Comunicação – Emater-MG

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080