Recolhimento de IPI sobre vinho e BACIF são temas discutidos durante encontro do Comitê Tributário da AMIS
21/09/2020 às 14:59

A reunião realizada pelo Comitê Tributário da AMIS, no dia 17 de setembro, explorou assuntos importantes para o setor supermercadista mineiro. Entre os temas discutidos, estavam o atendimento do Regime Especial de ajuste de estoque, definições do STF sobre questões tributárias, recolhimento do IPI dos vinhos e a estruturação da Base Compartilhada de Informações Fiscais - BACIF.

A BACIF é um projeto do Comitê de Tecnologia da AMIS que já está em fase de teste e tem como objetivo padronizar e facilitar a consulta de dados cadastrais de produtos, tais como NCM, CEST e alíquotas de tributação. O projeto está em avaliação pelo Comitê Tributário e em breve deve ser disponibilizado para uso dos associados AMIS. 

A reunião conduzida pela assessora jurídica da AMIS, Emmanuelle Christie, contou com a participação de representantes das empresas: Arroba Festas, Big Mais, Bretas/Cencosud, Grupo DMA, Supermercado Faria, Irmão Supermercados, Mart Minas, Supriforte, Super Luna, Super Nosso, Rede União, Unissul e Verdemar. 

A reunião teve a presença de representantes dos escritórios de advocacia Sgarbi& Magalhães e Arrieiro & Papini Advogados, que contribuíram no esclarecimento de dúvidas sobre os assuntos debatidos.

O próximo encontro do comitê acontece no dia 28 de outubro, às 14h, através de videochamada. Interessados em participar da reunião devem entrar em contato através do e-mail relacionamento@amis.org.br ou (31) 2122-0500. 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080