Cebola e batata apresentam queda nos preços
18/09/2020 às 09:34

A cebola registrou quedas de dois dígitos nos percentuais dos preços comercializados no atacado em Abastecimento (Ceasas) analisadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Recife teve redução de 46,9% nos preços, enquanto no Rio de Janeiro a diminuição ficou em torno de era aguardado pela previsão da maior intensidade da oferta, bem como da diversificação das áreas de ano, como aponta o 9 Boletim Prohort divulgando ontem.

Outra hortaliça que ficou mais barata no último mês foi a batata. A queda nos preços, no entanto, esta demanda, ainda retraída com as medidas de contenção devido à Covid-19. A pouca procura favorece tubérculo nos mercados.

Frutas – O frio também favoreceu o encarecimento do mamão no atacado. As condições climáticas a afetaram o amadurecimento refletindo em uma menor oferta da fruta, principalmente nas primeiras semanas de agosto.

Além do mamão, melancia e maçã registraram aumento nas Centrais analisadas. Já a banana e laranja não tiveram movimento uniformes. No entanto, a fruta cítrica tende a apresentar um movimento altista uma vez que a atual safra é menor que a anterior o que enxugou o volume e restringiu os carregamentos que foram para os consumidores finais. As vendas externas aumentaram devido à baixa safra na Flórida, nos EUA.

Novidades – Nesta edição, o Boletim inicia a divulgação de análises específicas, como um tópico extra sempre que houver algum destaque no setor de comercialização de hortifrutis. Neste mês, será analisada a recuperação da comercialização das hortaliças nas Ceasas, após os primeiros impactos das medidas adotadas para conter a disseminação do coronavírus. 

A movimentação de hortaliças nas Centrais, em agosto de 2020 ficou 10% acima da registrada em abr compararmos julho com abril, o aumento é de 17%. De acordo com a análise da Conab, o setor de fol dos que mais sentiram as medidas restritivas, teve uma resposta rápida com a retomada da economia. 

Fonte: Diário do Comércio 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080