História de supermercadistas no Sul de Minas é destacada em livro sobre empresariado da região
21/08/2020 às 11:35

Em 1952, Alfredo Gonçalves Filho abriu um pequeno armazém e “secos e molhados” em Muzambinho, no Sul de Minas. Três anos depois, adquiriu uma distribuidora de bebidas. Como precisava viajar para vender as bebidas, incluiu no mix de vendas outros produtos “secos e molhados”.  Foi assim que o armazém deu origem à Casa Gonçalves.  Em 1958, a Casa Gonçalves foi transformada em Supermercado Gonçalves, um dos primeiros da região e de Minas Gerais.

A história dos empreendimentos de Alfredo Gonçalves Filho está retratada no livro “Vitoriosos nos Recantos de Minas”, autoria de Amir Alem Aquino, uma publicação de 2020, em capa dura e 304 páginas em tamanho 31 cm x 23 cm.   O objetivo é, “não apenas contar a história de celebridades, mas sim, daquelas que se tornaram vitoriosas”.  Conta a história de 58 personalidade dos diversos segmentos, do comércio, do agronegócio, da política e de diversas profissões.

Livro“Vitoriosos nos Recantos de Minas” destaca o trabalho do filho mais novo de Alfredo Gonçalves Filho e Maria Aparecida Elias Gonçalves, André Henrique Elias Gonçalves, nascido em 6 de junho de 1971.   “Desde seus primeiros anos de vida, passou a conviver com o dia a dia do supermercado o que, possivelmente, despertou nele o amor pela causa e o interesse por tudo que a ele se relaciona”, relata o livro (pág. 35).

O livro conta que André (na foto abaixo ao lado do pai Alfredo Gonçalves), desde criança, acompanhava tudo no supermercado, além de seguir os pais na condução dos negócios.  “(...) aos poucos foi se envolvendo de tal forma com todas as tarefas relacionadas ao empreendimento que, ainda muito jovem, já começava a entender da contabilidade, do fluxo de caixa e da administração da loja em geral, como se já fosse um veterano”. Pai

Com a atuação de André e o irmão Marcelo Gonçalves, a rede Supermercado Gonçalves é composta atualmente de seis lojas. São três administradas por André, em Alterosa, Monte Belo e em Muzambinho; e outras comandadas por Marcelo, em Botelho, Cabo Verde e em Elói Mendes.

Tradicional na região, a empresa vem se modernizando cada vez mais com amplo mix e prestação de serviços. A troca de experiências entre as gerações só fez bem aos empreendimentos da família.   “Por se tratar de uma rede em crescimento e constante evolução e modernização, as cabeças pensantes são sempre bem-vindas, ainda mais a cabeça de um empresário com setenta anos de experiência e que não ficou parado no tempo. Está em constante processo de reciclarem e adaptado aos novos tempos do comércio” (pág. 39).

Supermercado São Jerônimo

SJTambém na região, Sul de Minas, em Passos, outro empresário do setor começou sua trajetória, como conta o livro de Aquino.  Quarenta anos depois de ser criado o
Supermercado Gonçalves, em Muzambinho, a cerca de 110 quilômetros, em Passos, Jerônimo Pereira Machado, hoje vice-presidente regional da AMIS na cidade, inaugurava o Supermercado São Jerônimo.

JerônimoFilho de um pequeno sitiante em Delfinópolis, também na região de Furnas, Jerônimo, acostumado a trabalhar na roça com seu pai desde os 10 anos de idade, começou a sua trajetória no segmento supermercadista como empacotador, no supermercado Avenida, em Passos. Depois, trabalhou no Supermercado Tonin, por 12 anos.  Trabalhou ainda nos supermercado Tiago e no Radar, narra o livro. “(...) em 1998, em meio a muitas expectativas, criou o Supermercado São Jerônimo. Este começou simples, pequeno, modesto, com apenas quatro funcionários, mas com um grande objetivo – crescimento” descreve o livro em sua página 169.  

“Vitoriosos nos Recantos de Minas” mostra, ainda, a vida de empresário sempre associativista, tendo participações como vice-presidente Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP); um dos fundadores da Cooperativa de Supermercados (Coosuper), com sede em Formiga, e vice-presidente Regional da AMIS, em Passos há vários mandatos.

O livro mostra ainda as várias premiações e homenagens recebidas pelo empresários concedidas por diversas entidades e da região.   Os empreendimentos de Jerônimo Machado (foto acima) são quatro lojas de supermercado na cidade e uma em Alpinópolis, além de uma fazenda de criação de gado de corte para abastecer os açougues das lojas. 

Fotos: reprodução de “Vitoriosos nos Recantos de Minas”

 

 

 

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080