Pesquisa revela onde estão as principais perdas no varejo supermercadista brasileiro
28/07/2020 às 15:02

A  20ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados (DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD AQUI)  mostra que as perdas no segmento somaram R$ 6,9 bilhões no ano passado. Esse total representa 1,82% do faturamento bruto do setor, que em 2019 foi de R$ 378,3 bilhões.

A pesquisa é feita pelo departamento de Economia e Pesquisa da Abras e coordenada pelo Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdícios de Alimentos da entidade. 

Realizada com 204 redes, a avaliação mostra que entre as principais causas de perdas no setor citadas pelos participantes estão: quebra operacional, 39%; furto externo, 17%; erros de inventário, 12%; erros administrativos, 11%; e furto interno e fornecedores, com 7% cada.

Os produtos com maiores perdas em valores nos supermercados, segundo a pesquisa,  são refrigerante, cerveja, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e bateria, chocolate em barra ou tablete, queijo, desodorante, azeite e sabão em pó.

Mudança na coordenação -  Gernaldo Gomes é o novo coordenador do Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdício de Alimentos da Abras. Ele substitui Carlos Peruzzi, que por dois anos ocupou o cargo.    

 

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