Preços de batata e cenoura caíram nas centrais atacadistas, diz Conab
23/07/2020 às 13:02

Cenoura e batata ficaram mais baratas nas centrais atacadistas do país em junho, apontou ontem a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no relatório mensal de acompanhamento de preço.

No caso da cenoura, as cotações caíram diante de melhores condições climáticas, que vêm se refletindo nos níveis de oferta do vegetal, sobretudo na região de São Gotardo (MG). Na Ceasa de Brasília, a retração foi de 33% no valor praticado nas bancas. Em São Paulo, Estado que abriga a principal central atacadista do país, a desvalorização de preço foi de 32,4%.

A batata também teve queda expressiva em praticamente todas as casas de abastecimento no mês passado. No Rio de Janeiro, a redução nos preços chegou a 18,18% em comparação com maio. Em Brasília, a queda foi de 14,7% e, em São Paulo, de 10,09%.

Os preços da batata recuaram em um movimento de acomodação, depois das fortes altas no início do ano. De acordo com a Conab, foi a primeira vez no ano que os preços da batata caíram.

Em outra ponta, as frutas tiveram comportamento misto nos preços em julho. Um dos destaques foi a melancia, que se valorizou na maioria dos entrepostos por causa da menor produtividade nas regiões goianas que abastecem o mercado nessa época do ano. Em Brasília, o aumento de preços da fruta foi de 51,2%, enquanto em Vitória (ES) a alta chegou a 21,82%. Em São Paulo, porém, as cotações caíram 2%, conforme o levantamento da Conab.

Com informações portal Valor Econômico 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080