Varejo pode ser beneficiado com a PIX, nova plataforma de pagamentos do Banco Central
06/07/2020 às 10:34

A PIX, nova plataforma de pagamentos instântaneos do Banco Central, será lançanda em novembro deste ano e permitirá transferências e pagamentos entre pessoas, empresas e governo, a qualquer hora do dia, inclusive nos fins de semana e em feriados, com recebimento em poucos segundos,  a partir da leitura de um QR Code ou apenas informando o e-mail, número de celular ou CPF/CNPJ. 

Para as redes varejistas, o ganho está na rapidez e facilidade de realizar os pagamentos. Isso abrirá um leque de criatividade para o setor estimular as transações financeiras instantâneas, seja com promoções ou vantagens via carteiras digitais.

Na prática o PIX é similar à TED e ao DOC, transferência eletrônica de dinheiro, porém o PIX será efetivado em tempo real e estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos domingos e feriados. O pagamento será por meio de um QR Code via celular, como se fosse um pagamento no débito, mas com um estimulo: a taxa próxima a zero. Não só as redes varejistas, mas todos os mercados ganham com a nova modalidade. O próprio Bacen terá um ganho exponencial com a eliminação de gastos logísticos, segurança e com a produção do dinheiro em espécie.

Além de dinamizar o sistema de pagamentos, o Bacen busca com o PIX aprimorar velocidade, disponibilidade 24/7, multiplicidade de casos de uso, conveniência para efetuar e receber o pagamento, informações agregadas, ambiente aberto para a adesão e a segurança irão diminuir a fricção, fraudes e problemas sociais que outros meios de pagamento podem causar. “O PIX é um meio de facilitar a vida de todos (pagadores e recebedores), viabilizar novos modelos de negócios, reduzir custos e contribuir para eletronização dos pagamentos e inclusão financeira. Ele oferece um universo de possibilidades que estará, a partir, de novembro a disposição”, contou Brandt.

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080