Pequenos fornecedores participantes do CMON recebem treinamento virtual
02/07/2020 às 14:33

Foi realizado na manhã desta quinta-feira, 2 de julho, o treinamento preparatório online para os integrantes do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON). Douglas Cabido, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, deu as “boas-vindas” em nome do governo de Minas.

Os cerca de 80 participantes, supermercadistas e fornecedores, puderam aprender um pouco mais sobre os procedimentos dos encontros online com a palestra “Boas práticas em reuniões virtuais” apresentada por Marco Tulio Manzi, da área de atração de negócios da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). 

Ele deu várias dicas para melhor aproveitamento das reuniões a distância e também alertou para os cuidados durantes esses encontros, como o uso de equipamentos adequados e testados com antecedência, a apresentação pessoal e a escolha de um ambiente com boa iluminação e silencioso para que ruídos externos não atrapalhem os diálogo com os participantes. “Uma reunião virtual é tão importante quanto a presencial”, lembrou.    

Uma segunda parte da reunião ocorreu com a palestra do consultor Gustavo Vanucci, que falou sobre “Estratégias de sortimento para fornecedores de supermercados”. Ele abortou temas como percepção de valor dos produtos; operação; tributação e incremento de faturamento e margem e sortimento.

Entre as várias dicas e recomendações aos fornecedores do CMON, Vanucci chamou a atenção para a embalagem dos produtos. “Cuidem bem da embalagem. Além do design, tenha um código de barra bem legível” recomendou. Ele ressaltou que possíveis problemas como danos na embalagem ou na leitura do código de barras podem significar a retirada do produto do mix, o que seria um prejuízo muito grande para o fornecedor, principalmente, para quem está começando naquele supermercado.

Vanucci abordou também o crescimento no mercado de produtos com certificado de origem, como os da região de São Gotardo e queijos do Serro. Ao final, ele recomendou aos fornecedores que tenham planejamento adequado e tenham muito compromisso com o comprador. “Só prometam o que vocês conseguirem cumprir, porque o supermercado vai fazer o planejamento de acordo com o que o vendedor vai prometer entregar”, destacou.

O CMON online visa a promover a aproximação de fornecedores pequenos e as empresas supermercadistas. É voltado a empreendedores como produtores rurais, especialmente agricultores familiares; associações; cooperativas; prestadores de serviços e pequenas indústrias que possam fornecer para o segmento supermercadista.

Nos dias 7 e 9 de julho haverá reuniões virtuais com supermercados da Zona da Mata mineira e fornecedores participantes do CMON.  O aviso e o link para participar do encontro serão enviados pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição no projeto.

O Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios é realizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com o apoio da Emater-MG; Sebrae-MG e do Sistema Ocemg; e tem parceria institucional do Governo de Minas - Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Mais informações e como participar do evento online: relacionamento@amis.org.br

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080