BC e Cade suspendem serviço de pagamentos e transferências do WhatsApp
24/06/2020 às 09:24

O BC (Banco Central) e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiram suspender integralmente o funcionamento do serviço de transferências e pagamentos do WhatsApp no Brasil. Em caso de descumprimento, a empresa terá pagar multa diária de R$ 500 mil.

A autoridade monetária alegou que quer “um adequado ambiente competitivo que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato” e alertou que operações sem a prévia análise pode gerar danos irreparáveis ao SPB em termos de competição, eficiência e privacidade de dados.

Em outra frente, o Cade suspendeu a parceria da Cielo com o Facebook, que permitiria pagamentos pelo Whatsapp, alegando que ambas as empresas têm participação significativa do mercado.

“Tal base seria de difícil criação ou replicação por concorrentes da Cielo, sobretudo se o acordo em apuração envolver exclusividade entre elas. (…) fica evidente que a base de usuários do WhatsApp propicia potencial muito grande de transações que a Cielo poderia explorar isoladamente, a depender da forma como a operação foi desenhada”, afirmou o Cade.

Na semana passada, o Facebook anunciou parceria com instituições financeiras para execução de pagamentos por meio do WhatsApp. As bandeiras Visa e Mastercard fazem parte do acordo, que também inclui Banco do Brasil e a empresa de pagamentos Cielo.

O Brasil seria o primeiro país em que a nova funcionalidade seria lançada de forma ampla, afirmou o presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, ao anunciar a parceria.

(Fonte: Reuters)

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080