Meio ambiente: Bahamas implanta tecnologia de refrigeração que não agride a camada de ozônio
05/06/2020 às 11:55

Neste Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, o Supermercado Bahamas, com sede em Juiz de Fora, anuncia a instalação de um equipamento de refrigeração com fluidos 100% naturais. Três máquinas para resfriamento de expositores de alimentos e bebidas utilizando o propano R-290 como fluido frigorífico foram instaladas na loja Bahamas Express Andradas, em Juiz de Fora (MG).   Outra substância natural, o CO2 (R-744) passou a ser utilizado em expositores de congelados do supermercado.

Segundo informa o Bahamas, o uso dos equipamentos, que tem como fornecedora, a empresa brasileira Plotter Racks, não emite gases que agridem a camada de ozônio, portanto o impacto é “insignificante” no sistema climático global.

O equipamento foi desenvolvido em parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). Essa iniciativa faz parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, projeto coordenado pelo MMA e implementado pela UNIDO no Brasil.

A nova tecnologia é voltada para a instalação de equipamentos de refrigeração em empreendimentos de pequeno e médio portes, como mercados e supermercados. “Além de sustentável, o fluido alternativo R-290 é mais eficiente e economicamente competitivo”, informa o diretor Comercial, de Logística e de Marketing do Grupo Bahamas, Rodrigo Zata.

Segundo ele, a iniciativa, “pioneira”, é uma das ações do Grupo Bahamas no compromisso com a sustentabilidade nas operações. Ele lista iniciativas da empresa nesse sentido como:

  • Reciclagem de papéis, plásticos, vidros e óleo de cozinha;
  • Instalações de sistemas alternativos de tratamento de água, com monitoramento diário;
  • Instalações de sistemas de tratamento de efluentes também com monitoramento diário;
  • Divulgação e treinamento dos colaboradores sobre as questões ambientais com o objetivo conscientização e responsabilidade ambiental;
  • Contratação de empresas especializadas para as atividades de gerenciamento ambiental; monitoramento da qualidade da água de consumo e dos efluentes gerados; coleta dos resíduos e correta destinação;
  • Plantio de mudas de árvores e o monitoramento do desenvolvimento das espécies.

O projeto do Grupo Bahamas com a Plotter Racks foi, inclusive, tema de matéria sobre meio ambiente no site das Nações Unidas. O conteúdo pode ser acessado AQUI  

 

 

 

Mais Fotos

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080