Todos contra o corona vírus: Supermercados tomam diversas medidas para atender o cliente
27/03/2020 às 08:40

No supermercado Maurício, uma pequena loja no conjunto Joaquim Costa, em Montes Claros, o cliente que chega já encontra logo na entrada uma pia com sabão para que possam lavar as mãos antes de entrar na loja. Segundo o proprietário, Maurivan Maurício Peres, a iniciativa é uma contribuição para os cuidados com o coronavírus. “Todos têm que fazer sua parte”, alerta.  Ele viu alguns supermercados em outras regiões da cidade disponibilizando os lavatórios e resolveu aderir à causa. “O pessoal está gostando muito e todos que entram na loja lavam as mãos”, completa.

Esse bom exemplo está espalhado por todo o estado numa corrente de boas ações para preservar tanto clientes quanto colaboradores das empresas. O Supermercado do Paulinho, com três lojas em Bambuí e uma em Medeiros, foi outro a instalar lavatórios para o cliente se higienizar antes e após as compras. “A gente adotou essa iniciativa pelo menos para evitar um pouco essa contaminação. O pessoal elogiou muito, teve uma repercussão muito boa”, disse o diretor da empresa, Paulo José Israel Azevedo.

Outra medida adotada no supermercado do Paulinho foi restringir a entrada de clientes ao número de três pessoas simultaneamente para cada caixa e de demarcar o limite de 1,5 metro como orientação de distância entre cada pessoa.

Mas o que ele espera mesmo é a conscientização de todas as pessoas com os cuidados básicos para evitar a propagação maior do coronavírus. “Inclusive para não contaminar nosso colaborador”, ressalta.

Diversos supermercados disponibilizam álcool em gel para higienizar o local de pegar nos carrinhos e para as mãos do cliente.  Há também exemplos de lojas que instalam películas que separam colaboradores e clientes, sem prejudicar a visibilidade e o atendimento. É uma forma de evitar o contato direto, evitando, assim, qualquer possibilidade de transmissão do coronavírus.

Outros supermercados estão criando ou reforçando serviços de compras a distância e entregas para que o cliente evite sair de casa.  Em Patos de Minas, o Moderno Supermercados oferece o serviço de “drive thru” para evitar grande movimentação na loja. “Tomamos essas medidas em relação a novos serviços, em razão de que as pessoas estão ficando muito preocupadas de sair de casa”, justifica o diretor, Rogério Luciano de Oliveira. “Vamos lançar também, o ‘Moderno te leva em casa’, tipo um Uber Moderno”, detalha. “A preocupação nossa é que as pessoas fiquem bem e que não faltem mercadorias nas suas casas”.  

 

Na próxima edição da revista Gôndola, uma matéria especial sobre como os supermercados estão se reinventando para atender o cliente.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080