Carrefour irá assegurar o bem-estar dos suínos
14/01/2020 às 09:30

De forma inovadora no mercado, o Carrefour assumiu o compromisso de assegurar o bem-estar dos suínos que comercializa por meio de sua marca própria Sabor & Qualidade. O compromisso vale para os produtos in-natura da marca própria Carrefour, que atualmente representam 74% da carne suína nos seus açougues.

Segundo a rede, a iniciativa está alinhada ao Act For Food, movimento da companhia cujo propósito é promover a transição alimentar, aumentando o acesso do consumidor a alimentos saudáveis, com preços acessíveis, produzidos com responsabilidade socioambiental e controle de qualidade desde a sua origem.

O compromisso é resultado de articulação com a Proteção Animal Mundial, organização não-governamental com foco em bem-estar animal, que, desde 2018, presta apoio técnico para que a rede passe a adotar, a partir de 2020, altos níveis de qualidade de vida para os suínos que distribui.

"A preocupação com o bem-estar animal é um movimento global e estamos liderando esse processo no Brasil, com foco na adequação dos nossos fornecedores, visando sempre um aprimoramento das boas práticas de manejo animal", informa o head de sustentabilidade do Carrefour, Lucio Vicente.

Para garantir a boa saúde dos suínos, com condições físicas e psicológicas adequadas, além do respeito ao seu comportamento natural, o compromisso da companhia - que também se posiciona a favor dos animais em outros segmentos da indústria do agronegócio - abrange aprimoramentos em cinco tipos de manejo:

• Até dezembro de 2022, será feita a transição de 100% das matrizes suínas para gestação em grupo, permitindo, no máximo, 28 dias em gaiola;

• Até dezembro de 2022, será abolida a identificação do animal por meio do corte da orelha (mossa);

• Até dezembro de 2025, será abolida a castração cirúrgica e adotada a castração por vacina (imunocastração);

• O corte ou desgaste dos dentes dos animais será mantido apenas nos casos de extrema necessidade, quando forem verificados comportamentos agressivos entre os animais, como já é praxe;

• De forma permanente, as granjas de criação de porcos continuarão investindo em ambientes mais interativos para os animais, que simulem situações que ocorreriam na natureza (enriquecimento ambiental), como também já é rotineiro.

O Carrefour se compromete, ainda, a realizar estudos e testes com seus fornecedores para encontrar uma solução para a prática do corte de cauda dos suínos - evitando que se mutilem - já que não há consenso sobre o tema no mercado.

Além de se comprometer com a linha Sabor & Qualidade, o Carrefour atuará para aproximar os fornecedores de carne suína das marcas nacionais desta temática. Anualmente, serão convocados para uma reunião e workshop, no intuito de iniciar a transição de manejo, com base na experiência obtida com o projeto realizado junto à marca própria Carrefour. Além disso, será realizado um acompanhamento periódico desses fornecedores, por meio de relatórios que mostrem seus avanços.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080