Churrasco é alternativa para alavancar as vendas nos supermercados
04/11/2019

Conhecido também por “cheirar mais na casa do vizinho”, o churrasco é uma das opções de lazer e confraternização mais populares – antes, tradicionalmente entre os gaúchos, mas há algum tempo – dos mineiros. Em consequência, o supermercado que não oferecer uma boa seção dedicada ao churrasco estará na contramão.

De acordo com Victor Campos, diretor do Supermercado Paranaíba, de Belo Horizonte, atualmente o segmento sustenta uma ótima média mensal. “Mantemos uma quantidade considerável de vendas o ano inteiro, mas o período de maior desempenho é o fim do ano, entre outubro e dezembro”, ressalta. Para o diretor, um layout direcionado aos clientes que buscam especificamente pelo churrasco é fundamental.

 “O açougue é organizado, começando da geladeira de cortes especiais, temperadas e pães de alho; dando sequência ao balcão expositor de cortes bovinos, suínos e aves; partindo para o expositor de carvão, temperos, sal grosso, molhos, farofas, espetos, churrasqueiras e afins; assim mantemos uma exposição bem-feita e atrativa”, explica.

Em evidência

Segundo o diretor-presidente do supermercado Josyldo, de Divinópolis, José Libério de Souza, o balcão do açougue deve estar com os cortes nobres em evidência. “Geralmente esses são mais usados no churrasco, separando o suíno do bovino. Além disso, próximo do açougue deve existir um espaço designado a complementos e acompanhamentos do churrasco”, adverte.

Para o gerente do Supermercado da Carne de Sabará, Daniel Moura, o período de maior fluxo de vendas são: Dia das Mães e dos Pais; depois o Natal e o Ano Novo. Pensando nesses períodos, Daniel afirma que é importante oferecer para o cliente uma variedade de opções para seu churrasco, tudo no mesmo lugar, visando a praticidade da compra.

“O diferencial é a nossa cozinha que abre no fim de semana. São oferecidos aos clientes peças assadas na hora, prontas para o almoço ou até para o churrasco em família, como: costela gaúcha, coxa, copa lombo recheado, o ‘famoso’ pirulito de toucinho de barriga, costelinha à pururuca, batata e até tropeiro”, explica.

Mix completo

Além da tradicional picanha, os supermercadistas podem contar com cortes que, muitas vezes, são poucos explorados pelos expositores, mas têm tido um ótimo giro nas gôndolas. José Libério explica que no Supermercado Josyldo os cortes mais tradicionais são também o contrafilé, a fraldinha bovina, o costelão e o cupim. “O mix básico quando o assunto é churrasco, certamente o itens mais comuns são:tábua de carne,faca, espeto, grelha, sal grosso e carvão.

Os itens complementares merecem muita atenção, como as cervejas, refrigerantes, vinhos e outras bebidas; cortes de frango, como meio da asa e coração; sal gourmet, pães de alho, queijos, farofa, dentre outros”, completa.

Vegetarianos e veganos

Com a tendência do surgimento de pessoas que adotam uma dieta vegana ou vegetariana no país, cada vez mais, o supermercado deve estar atento à produtos que substituem a carne no churrasco, como é o caso da batata, da berinjela e, também, do pão de alho. É importante dar destaque para esses itens.

O pão de alho, inclusive, ganhou novas fórmulas, agregando valor ao segmento. “Os pães de alho recheados ganharam um espaço significante, pela qualidade e também por ser considerado, por muitos, um item indispensável para acompanhar o churrasco”, afirma Victor, do Supermercado Paranaíba.

Suínos

Os suínos têm área cativa no coração dos apaixonados por churrasco. Além da linguiça, que é tido como o item suíno mais comum, hoje peças como copa-lombo, pernil, joelho e toucinho de barriga, têm ganhado mais espaço no segmento.

De acordo com pesquisa da Kantar WorldPanel, a venda de carne suína cresce, principalmente, no fim do ano, quando mais de 20 milhões de famílias brasileiras consumiram suínos em 2018 e mais de 800 mil novos lares compraram suínos no varejo tradicional nesse período.

Ainda segundo a empresa, a linguiça permaneceu com seu ticket médio estável entre março de 2018 e março de 2019. Nesse ano, houve um superavit de 1,6% no valor do produto. Porém, a longo prazo, o aumento dos preços é o principal driver de crescimento em valor, com o aumento de 3,2%, por isso, houve um déficit de 1% na frequência de compras. A categoria cresceu 26% em volume no canal e 38% em faturamento no período.

No Supermercado da Carne, a linguiça, o copa-lombo e o pernil são os cortes mais tradicionais. Mas, na cozinha da loja, o mais popular entre os cortes é o ‘pirulito de toucinho de barriga’. “Aqui é possível o cliente experimentar in loco um produto que esteja na gôndola e ver se está do agrado dele. A degustação é fundamental para a tomada de decisão na loja”, comenta Daniel. O Supermercado também oferece dez sabores de linguiça diversos, sendo a temperada com cebolinha a mais popular.

Tempero especial

Atualmente, cortes especiais vindos temperados diretamente do frigorífico, ganharam espaço nas gôndolas do açougue. De acordo com Victor Campos, no Supermercado Paranaíba, a carne de porco vinda já temperada do frigorífico é a mais pedida “devido à praticidade”, diz.

Daniel afirma que o próprio Supermercado da Carne prepara seus temperos especiais. “Os cortes podem ser temperados pelo próprio açougue. Temos o tempero com nossa fórmula especial, exclusiva e manipulada na loja. Fazemos uma seleção de carne mista para atender todo tipo de cliente. Hoje, temos temperados, de picanha, asa, cupim, fraldinha, lombo, etc.”, relata.

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