Cencosud investe na contratação de pessoas com mais de 50
02/10/2019 às 10:17

Ficar em casa depois da aposentadoria, após um longo período dedicado ao trabalho, não tem sido a opção de todos os que já adquiriram esse direito. Seja por necessidade ou mesmo pela vontade de continuar em atividade, muitos idosos optam por se manter ou retornar ao mercado. E eles são bem-vindos na Cencosud, 4ª maior supermercadista do Brasil, que mantém o Programa Talentos Experientes, com incentivo à contratação de pessoas com mais de 50 anos. Na semana em que se comemora o Dia do Idoso, em 1º de outubro, não faltam histórias de colaboradores que fazem da idade mais avançada uma vantagem que os destacam entre os colegas.

De acordo com o 8º Índice de Confiança Robert Half (ICRH), divulgado em junho, as empresas estão mais abertas a contratar profissionais acima dos 50 anos. Segundo o levantamento, 91% das companhias contratariam um profissional com esse perfil para o seu quadro de funcionários. No grupo Cencosud Brasil, quarta maior supermercadista do país, mais de 3.700 colaboradores passaram dos 50. E muitos foram contratados quando já tinham idade para se aposentar ou estavam próximos disso.

É o caso de Wanderley Salim. Aos 82, ele se destaca como atendente no setor de salgados do supermercado Prezunic, no Rio de Janeiro. Contratado aos 71, ele garante ter energia e saúde de sobra para dar conta da função.

"Confesso que me surpreendi quando me contrataram, aos 71, para uma função na qual eu sequer tinha experiência. Mas tiveram paciência comigo, e minha maturidade me ajudou a aprender rápido", afirma Wanderley. "Me sinto muito bem trabalhando e sei que sou um exemplo para os mais jovens. Isso me deixa bastante satisfeito".

Gerente de Responsabilidade Social do Grupo Cencosud, Fábio Oliveira ressalta que a presença de colaboradores com mais idade no time é benéfica para o trabalhador e também para a empresa, que pode contar com profissionais maduros e capazes de se sair bem em diversas situações.

"É muito comum recebermos de nossos gerentes relatos de que os colabores com mais idade demonstram comprometimento, assiduidade e capacidade de atendimento acima da média. Por meio do Programa Talentos Experientes, temos a oportunidade de nos diferenciar e atuar por quem está com mais idade, muitas vezes com dificuldade de se colocar no mercado de trabalho, mas com toda disposição para pegar no batente e fazer a diferença", afirma Fábio.

Encontro de gerações

Antonio Balbino, 57, trabalha como açougueiro na rede Mercantil Rodrigues em Salvador, mesma empresa da neta, Fernanda Balbino, 18, jovem aprendiz. Apesar da diferença de idade, as duas gerações têm muito a ensinar uma para a outra. Balbino diz que conversa bastante com a neta e a aconselha, mas também aprende com ela, que o estimula a usar mais a internet. "É uma satisfação imensa ver minha neta trabalhando e conquistando o seu espaço. Digo a ela para fazer o serviço direito, com atenção, interesse e responsabilidade. Quanto ao uso da internet, venho me adaptando e aprendendo, aos poucos, com ela", conta Balbino.

Já Carlos Teles, 50 anos, ajudante de depósito do GBarbosa em Sergipe, conta que fez muitos bicos de ajudante de serviços gerais, pedreiro e vendedor de lanches até encontrar uma chance de emprego formal na rede de supermercados. "Gosto muito daqui, e enquanto estiver dando certo, a empresa estiver satisfeita com meu trabalho, continuarei, pois, apesar de cinquentão, vontade de trabalhar tenho de sobra", declarou com satisfação.

Política de diversidade e inclusão

O investimento na contratação de pessoas com mais de 50 faz parte da Política de Diversidade e Inclusão do Grupo Cencosud Brasil, que incentiva a contratação e o respeito aos diferentes perfis de colaboradores, em relação à idade, gênero, etnia, orientação sexual, nacionalidade e também a pessoas com deficiência (PCD). Pessoas interessadas em trabalhar na empresa podem cadastrar currículo no Banco de Talentos da companhia, no endereço www.vagas.com.br/cencosudbrasil.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080