Compras conjuntas entre vizinhos podem ser tendência de consumo
01/10/2019 às 09:30

Vizinhos já compartilham lavanderias únicas e espaços gourmet em muitos edifícios residenciais de diversas cidades brasileiras. Uma outra próxima tendência de comportamento relacionado à habitação pode ter impacto na forma como são feitas as compras em supermercados. Em um futuro próximo, devem se tornar mais comuns as compras conjuntas entre vizinhos, com entregas otimizadas.

A opinião é de Rubens Menin, fundador da construtora MRV. Segundo ele, ajudarão nessa mudança de hábito a maior velocidade de dados da internet 5G e o avanço da utilização de recursos como inteligência artificial e internet das coisas. "Imagina o que vai ter de dados rodando! Nos próximos cinco anos, as pessoas vão ter que se agrupar, ou vão pagar um preço muito caro", analisou em entrevista à Folha de São Paulo.

Ele exemplificou comentando que, em um conjunto de apartamentos, a compra de produtos como banana e leite será agrupada, com a internet das coisas programando a entrega de forma mais barata e eficiente. Com décadas de experiência no setor da construção, Menin já acompanhou mudanças de padrão inimagináveis décadas atrás.

"Quando a MRV começou, há 40 anos, tinha que haver quarto e banheiro de empregada nos apartamentos. Hoje, nem a lavanderia está dentro de casa, e a própria cozinha será diferente. Por outro lado, o trabalho em casa será mais frequente e será preciso haver um lugar para trabalhar", explica, ressaltando que essas mudanças devem ocorrer rapidamente, em um prazo de apenas cinco anos.

Cabe ao setor supermercadista estar atento e se preparar para atender a essa nova demanda que deve surgir. 

(Fonte: Folha de São Paulo)

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080