Projeto “RH Faz o Bem” engaja funcionários do Verdemar na ajuda ao próximo
27/09/2019 às 13:38

Estimular o voluntariado por meio de ações coordenadas em equipes de trabalho. Esta foi a proposta lançada pela rede mineira de supermercados e padaria Verdemar, em 2016, com o programa de mobilização interna para ajudar ao próximo, fora do horário de trabalho, o “RH faz o bem”. Incentivados pelo superintendente de recursos humanos da empresa, Leandro Pinho, uma equipe de 60 voluntários se dividiu em grupos com o desafio de praticarem uma ação voluntária. A experiência encantou as equipes e virou tradição. Desde então, os funcionários se voluntariam a propor acolhimento a um grupo social diferente a cada ano.

Segundo Pinho, “o projeto envolve um dos valores da empresa, o cuidado com as pessoas, clientes e funcionários”. No fim do ano, os setores discutem ideias e sugestões para desenvolver um planejamento. A partir deste alinhamento, as ações são realizadas no ano seguinte. Durante o ciclo, os funcionários apresentam as ações do programa a cada dois meses. “São demonstradas as ações e mudanças realizadas na vida das pessoas atendidas pelo projeto e como isso mudou as percepções dos voluntários, sobre o cuidado e a necessidade de servir mutuamente”. 

Para ele, a equipe ganha quando a empresa incentiva e apoia a prática do voluntariado. “Aprimora a sensibilidade, a empatia e cresce o sentimento de pertencimento e orgulho da empresa”, acredita.

Em 2019, o setor se mobilizou para compartilhar, com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dicas sobre o mercado de trabalho. Os alunos aprenderam como elaborar um currículo, como se comportar em entrevistas de emprego, como preparar documentos de admissão e receberam, ainda, orientação profissional. A reforma trabalhista, aprovada em 2017, ainda gera dúvidas e também pautou a conversa.

Para Adriane Gualberto, Coordenadora de recrutamento e Seleção (R&S) da empresa, a ação é uma forma de contribuir com a diminuição do alto índice de desemprego entre os jovens no Brasil. “Eles enfrentam a tensão e a inexperiência na busca por uma oportunidade. Ao compartilhar, com eles, a nossa experiência como profissional de RH, podemos ajudar este jovem a entrar no mercado de trabalho”, explica.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080