Consumo de produtos orgânicos cresce no Brasil
19/09/2019 às 09:30

Adotar hábitos saudáveis está cada vez mais frequente nos dias de hoje. Este tipo de atitude está se tornando mais comum na rotina dos brasileiros que priorizam a saudabilidade e o bem-estar ambiental, consumindo menos alimentos com adições de químicos e agrotóxicos.

Esta mudança pôde ser observada na pesquisa do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), que mostrou que 19% da população nacional consome algum produto orgânico e cerca de 35% consumiu produtos de origem orgânica nos últimos seis meses.

Ainda segundo o estudo – realizado pela Brain – Bureau de Inteligência Corporativa - mais da metade dos brasileiros (67%) estão dispostos a aumentar a compra de produtos orgânicos, sendo que a região Sul detém o maior percentual de consumo com 48%, seguido pelo Sudeste com 42%.

Porém, mesmo com este aumento nos números – em 2017 eram 15% de consumidores orgânicos, excluída a região Norte – o Brasil ainda está longe de atingir os patamares ideais de consumo. O diretor da Organis, Ming Liu, aponta que uma das maiores dificuldades que impedem este segmento a crescer expressivamente no país é o preço e também a dificuldade do consumidor encontrar os produtos.

Apesar da gama de produtos orgânicos ser extensa, tendo no portfólio produtos de limpeza, cosméticos e vestuários, o segmento ainda é muito associado a alimentos, como frutas, legumes e verduras, fazendo com que o setor de hortifrúti detenha a liderança de consumo.

De acordo com a pesquisa, as frutas representam 35% das compras, seguidas pelas verduras com 24%, alface com 21%, legumes com 16%, tomate com 15% e hortaliças com 8%.

Pensando em médio e longo prazo as expectativas seguem no patamar positivo, ainda mais quando o estudo constatou que um a cada cinco brasileiros compra algum produto orgânico, com frequência média de três vezes por semana. Foi observado também que 88% estão dispostos a adquirir algum produto deste segmento, deixando claro que há motivação e disposição para o consumo.

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080