Comitê Jurídico tem participação do IPEM-MG que esclarece sobre legislação e fiscalização
07/08/2019 às 09:37

O Comitê Jurídico da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) se reuniu  nessa terça-feira, 6 de agosto, na sede da entidade (Av. Barão Homem de Melo, 2.200, bairro Estoril), às 13h, quando teve início a discussão sobre alguns temas do setor supermercadista como taxa de incêndio, resoluções e algumas questões sobre segurança alimentar.

O destaque do encontro ficou por conta da apresentação do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) de Minas Gerais, que destacou a legislação e fiscalização nos estabelecimentos.  Entre os temas ressaltados estavam produtos pré-medidos,verificação e fiscalização das balanças e a comercialização do pão francês.

Na ocasião o diretor-geral do IPEM-MG, Roberto Geraldo da Silva, ressaltou que o objetivo  do  encontro é esclarecer dúvidas que são comuns no dia a dia dos supermercadistas.

“O nosso objetivo aqui hoje é trazer  ao conhecimento de todos a metodologia de fiscalização utilizada no IPEM, com o intuito também de sanar qualquer tipo de dúvida existente, por isso trouxemos nossos técnicos para poder esclarecer da melhor forma cada método aplicado”, destacou o diretor.

Comitê Jurídico e IPEM-MG

 

Durante a apresentação, a gerente de Metrologia para Produtos Pré-Medidos, Angela Cadette, apresentou portarias do INMETRO que balizam a fiscalização, bem como a identificação do fiscal no estabelecimento, pesagem de produtos como presuntos, queijos, além de outros procedimentos.

Em seguida foi vez do gerente Lucas Gabriel, que é responsável pela fiscalização das balanças, que explicou questões como tara, calibragem e uso adequado da balança no momento da pesagem e pontuou irregularidades que são comuns no momento da fiscalização. Por fim, Leonardo Dias, gerente de Qualidade de Bens e Produtos apresentou princípios utilizados para a fiscalização com base nas resoluções do INMETRO e suas certificações.

Após a apresentação dos técnicos do IPEM-MG, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e comentar sobre determinadas situações já vivenciadas em suas empresas.

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080