Supermercado Faz Bem: Irmão da cidade
01/08/2019 às 10:00

A reforma e entrega de um espaço que servia de moradia para uma “lenda” de Caratinga ganhou destaque nas mídias sociais e na imprensa local pelo caráter voluntário dos trabalhos. À frente da reforma 

estavam os empresários Ary Soares Silva e Mário Éber da Silva. O morador, um homem portador de síndrome de down que andava pelas ruas da cidade divertindo as pessoas, brincando com as crianças e conquistando a simpatia de todos. Pedro Rocha Filho*, o “Super Piter”, figura carismática, bondosa e querida, de acordo com palavras que mais eram atribuídas a ele por toda a cidade.

gfgdfg

Piter, que percorria as ruas vestido de “Super Homem” e outros personagens, morava nas instalações do Hotel ABC que cedeu um cômodo para ele de forma voluntária. Porém, o local foi desgastando e passou a precisar de reforma. Ao saber da necessidade, os empresários diretores do Irmão Supermercados juntamente com o engenheiro e amigo Edgar Oliveira, projetaram e colocaram em ação a construção da nova moradia de Piter.

A reforma teve início no dia 15 de maio e foi concluída e entregue ao morador no dia 6 de junho.  “No Irmão Supermercados, nós procuramos fortalecer o nosso (trabalho) social, mudando de fato a vida das pessoas para melhor. Fico muito emocionado e satisfeito de ver a alegria de Piter”, disse Ary à imprensa local por ocasião da entrega da nova moradia.   

A reforma além teve também a contribuição de diversos parceiros da cidade mobilizados em torno da causa. O resultado foi de um misto de alegria e emoção para todos os envolvidos.  “Realmente é uma felicidade muito grande, eu acho que é papel da nossa sociedade ajudar o próximo e é isso que temos feito. Buscar fazer o bem, transformar a vida dos mais necessitados e promover a alegria deles, porque eles merecem”, observa Mário Éber.

 Mais ações

Essa foi apenas mais uma atuação da rede de supermercados. Com quatro lojas em Caratinga e uma em Inhapim, a rede Irmão Supermercados emprega diretamente cerca de 540 colaboradores, o que torna a empresa também num dos grandes geradores de emprego e renda na região.  

São muitas, as ações desenvolvidas pela empresa na cidade e a justificativa é simples e direta. “Para que ficar só juntando dinheiro? Você não vai levar nada quando morrer. Tem que ajudar as pessoas”, lembra Ary.

eweweEntre uma série de entidades e eventos apoiados pela empresa estão a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), e à Associação de Amparo aos Doentes Mentais São João Batista (Asadom). Entidades que recebem doação em alimentos e outros itens necessários à sua manutenção graças ao trabalho do Irmãos Supermercados.  Completam essa lista a sociedade São Vicente de Paulo, o Lar dos Velhinhos, que, como diz o nome, cuida de pessoas idosas, e o Lar das Meninas, que acolhe meninas para que não fiquem expostas às condições de população de rua.

A atuação da empresa é forte também no apoio ao esporte. Como no incentivo ao desenvolvimento do tae kwon do, times de futebol de salão e uniformes para equipes de futebol amador da cidade.   Na parte cultural, a empresa incentiva lançamentos de livros, de revistas e diversas atividades de cunho cultural, como de atividades e competições escolares.

Colocando a mão na massa de forma mais concreta, literalmente, a empresa já construiu ou reformou oito casas na cidade, como ocorreu com a moradia de Piter. “As pessoas escrevem para a empresa, fazemos uma visita técnica para verificar as reais necessidades e fazemos a reforma das casas. Em algumas delas precisam fazer tudo, porque não se aproveita nada”, disse Ary se referindo às condições precárias que, às vezes, encontram as residências reformadas.

O trabalho desenvolvido em Caratinga foi levado também para Inhapim, onde a empresa inaugurou uma filial em 2018. Lá o primeiro grande impacto foi a geração

 de 120 empregos diretos. Buscando desenvolver as ações de cunho sociais, a empresa atinge também o trabalho ambiental. É que o material reciclável gerado nas lojas é separado e vendido para ajudar a financiar os trabalhos de filantropia.  

fsfasdfasf

Ary Soares, que é vice-presidente da AMIS na cidade com atuação de destaque no cargo, já foi presidente da Associação Comercial de Caratinga e procurou difundir o trabalho social à frente da entidade. Outro trabalho em que ele atua é a parceria com o Rotary, na doação de cadeiras de roda, e da aquisição e manutenção de leitos para hospitais da cidade. “Temos que fazer o bem. Quem sabe outras empresas vejam isso também e fazem nas suas cidades?” sugere.

 

*Piter teve pouco tempo para desfrutar de sua nova moradia. Depois de três dias no hospital, ele morreu, aos 52 anos, dia 17 de junho, vítima de traumatismo craniano e várias fraturas provocadas por um atropelamento de moto. Sua morte provocou grande comoção na cidade e foi amplamente repercutida na imprensa local.    

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080