Programa Legados

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Público Alvo: Fundadores, sucessores e herdeiros de empresas familiares.

 

Objetivo: Discutir caminhos e provocar reflexões para a melhor combinação de recursos, modelos, perfis e comportamentos, com foco na perenidade dos negócios e na harmonia e coesão da familia empresária.

 

 Conceitos Atuais:  Os módulos do programa serão baseados em conceitos e modelos atualizados e com o propósito de provocar quebra de paradigmas e trazer insights para sucessores e sucedidos.

 

Varejo e Foco: selecionados em função de sua aplicabilidade à realidade dos supermercados. Time de especialistas com ampla vivência no setor. 

 

Aplicação Prática: A premissa primeira do Programa é favorecer a aplicação prática dos conteúdos, que poderão ser adequados à realidade de cada negócio/ família participante.

 

Formato do Programa:

  • O programa será desenvolvido em 5(cinco) módulos, teórico-práticos, distintos e complementares entre si, todos ministrados de forma virtual, via videoconferência. 
  • Cada módulo é composto por dois encontros semanais de 3 (três) horas cada, divididos entre os meses de outubro e novembro, totalizando 40 horas de desenvolvimento. 
  • Os encontros acontecerão sempre no mesmo horário das 16 às 19 horas e será ministrado por um ou mais integrantes do time de especialistas do programa, tendo sempre um expert responsável por cada assunto.
  • Além do conteúdo explorado nos encontros online, os participantes serão estimulados a realizarem atividades entre os módulos.

 

Módulos e Datas:

  • Módulo 1 – Competências para o presente do trabalho e a perenidade dos negócios - 27 e 29/10. 
  • Módulo 2 – Capitalismo Consciente e a construção de legados - 03 e 05/11
  • Módulo 3 – Governança e sucessão na propriedade, na família e na empresa - 10 e 12/11
  • Módulo 4 – Transformação digital e os novos diálogos no varejo - 17 e 19/11
  • Módulo 5 – Ampliando as perspectivas para a passagem do bastão - 24 e 26/11

 

Módulo 1

 

COMPETÊNCIAS PARA O PRESENTE DO TRABALHO E A PERENIDADE DOS NEGÓCIOS.

O início da jornada de desenvolvimento se dá com um "olhar para dentro". Um mergulho para o autoconhecimento e entendimento das forças de caráter e dos fatores motivacionais de cada participante, com o objetivo de identificar os melhores caminhos para percorrer as outras etapas da jornada. 

  • Etapa 1.1 – Inteligência emocional, virtudes e forças de caráter aplicadas ao negócio.
  • Etapa 1.2 – Perfis motivacionais e a criação de caminhos para a transição. Inclui a aplicação do assessment  Humanguide.

 

Responsável/Instrutoria: RENATA LIVRAMENTO

Psicóloga, doutora e mestra em Administração. Founder & CEO do Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva. Curadora do 1º MBA em Psicologia Positiva & Desenvolvimento de pessoas e Organizações do estado de Minas Gerais, e da 1ª Pós-graduação em Educação Positiva do Brasil. Embaixadora do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Consultora certificada internacionalmente em Transformação Cultural pelo Barret Values Centre (USA). Certificada em Psicologia Positiva com cursos referência na área (University.of Berkley, University of Birminghan, University of Pennsylvania,  University of Yale, University. of North Carolina, etc). Certificada em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association – USA.   Trainer da metodologia israelense Points of You®. Cocriadora do Positive  Experience Game e do Jogo Memória das Forças Pessoais. Facilitadora certificada Humanguide, MBTI I e II, Go Minimal  Espiral Dinâmica, DISC, e Grok CNV. Idealizadora dos Programas Felicidade em Ação® e Doe sentimentos Positivos®. Coordenadora do movimento” Action for happiness” em BH. 

 

“O interesse é interessante e o desinteresse é estressante".  Valdemar Amaral (Grupo ABC)

 

Módulo 2

 

CAPITALISMO CONSCIENTE E A CONSTRUÇÃO DE LEGADOS PELAS EMPRESAS FAMILIARES.

No cenário atual, acentuado pela pandemia do novo Coronavirus, as organizações passam a ser analisadas e valorizadas pelo impacto que geram no mundo. A gestão consciente, que conjuga lucro e propósito, potencializa o valor dos negócios e contribui para sua perenidade, sendo, portanto, a ponte entre propósito e legado. 

  • Etapa 2.1 – Nova Era, Novas Regras, Novo Capitalismo: o cenário atual dos negócios. Crise de confiança nas instituições. Novo posicionamento de lideranças de negócios e dos investidores: empresas melhores para um mundo melhor.
  • Etapa 2.2 – Os pilares do Capitalismo Consciente e a governança das empresas: Propósito Elevado, Integração de Stakeholders, Liderança Consciente, Gestão e Cultura Conscientes.

 

Responsável/Instrutoria: FRANCINE PÓVOA

Embaixadora do Capitalismo Consciente Brasil e Líder do Chapter Regional MG.

Fundadora e Diretora da Legacy4Business, empresa de consultoria que assessora organizações a impulsionarem seus resultados a partir do alinhamento de suas práticas de gestão ao seu propósito e seus valores. Administradora com Mestrado em Administração  com foco em governança de empresas familiares. Atuou por 12 anos como Executiva, sendo três deles como  C-level, em empresas de grande porte em diferentes setores, com a responsabilidade pela formulação das diretrizes estratégicas e interlocução com órgãos governamentais e internacionais. Possui vivência internacional na articulação de acordos de cooperação cultural e acadêmica entre Brasil e França e Brasil e Canadá, além de participações em missões internacionais para França, Alemanha e Colômbia, com foco em educação profissional.

 

“O jovem de hoje não faz nada se não tiver um propósito embutido na sua ação."  Lucas Pitta (CDL Jovem)

 

Módulo 3

 

GOVERNANÇA E SUCESSÃO NA PROPRIEDADE, NA FAMÍLIA E NA EMPRESA.

(Etapas em que a participação dos fundadores é recomendada)

 

Diante dos desafios e da complexidade de um mundo em constante mudança, a Governança assegura coerência e "governabilidade" às ações e iniciativas da organização.

  • Etapa 4.1 – O que é governança. Principais órgãos a serem constituídos e seus papéis - Conselho Família, Conselho de Administração/ Consultivo, Diretoria Executiva. Acordo de Sócios. Acordo de Família. 
  • Etapa 4.2 – Principais estruturas de planejamento sucessório e seu funcionamento - Holdings, Testamento, Doações, Fundos, Estruturas de off shore, etc.

 

Responsável/Instrutoria: ALEXANDRE LACERDA

Contador, Advogado Tributarista, com mais de 30 anos de experiência. Pós-graduado no MBA em Direito de Empresas pelo IBMEC; em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e em Auditoria Externa pelo Programa de Especialização de Professores do Ensino Superior, da PUC-MG. Certificado no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros – FDC; e Programa de Certificação de Conselheiros do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Sócio-Diretor da Coutinho Lacerda Rocha Diniz Advogados Associados; Sócio-Diretor da CLR Consultoria Empresarial Ltda; Palestrante convidado da Fundação Dom Cabral; Professor de Planejamento Tributário em Curso de Pós Graduação; Especialista em processos de M&A no Brasil e Exterior. Conselheiro Independente de Conselhos de Administração em empresas nos setores de Saúde, industrial, Varejo, Atacado, Comercio Exterior, incorporação imobiliária. Palestrante, Professor e Comentarista Tributário em periódicos e jornais locais e de circulação nacional. Sócio-Fundador e ex-Conselheiro da Associação Brasileira de Consultores Tributários–ABCT. Sócio-Fundador e ex-Diretor da Associação Brasileira de Direito Tributário–ABRADT.

 

"Não falar de sucessão por não querer falar da morte, é falar da morte da própria empresa".  Matheus Neves (Mart Minas)

 

Módulo 4

 

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E OS NOVOS DIÁLOGOS DO VAREJO 

A Transformação Digital dos processos, já no radar das empresas de varejo há alguns anos, foi fortemente acelerada pela pandemia do novo Coronavirus, provocando uma verdadeira corrida por novas e melhores formas de organização do trabalho. O diálogo com os vários stakeholders demanda um novo olhar, ainda mais focado na eficiência e otimização dos processos de trabalho.

  • Etapa 3.1 – Visão geral sobre a transformação do varejo com uso da tecnologia.Tendências tecnológicas. Interação com o cliente por geolocalização. Autoatendimento. Integração da experiência física com a virtual. Atendimento ao cliente multicanal e por assistentes virtuais.
  • Etapa 3.2 – Marketplace  - expansão das ofertas através da venda coletiva.Predição de comportamento de consumo. Ofertas personalizadas a partir de clubes de benefício. Modelos de pagamentos digitais. Otimização dos processos de negócio. Principais desafios da transformação tencológica. 

 

Responsável/Instrutoria: EDUARDO BRITTO

Formado em ciências da computação pela UFRGS, com mestrado em ciências da computação também pela UFRGS sobre automação de processos de negócio. Tem certificações na área de Projetos, PMP, na área de Processos, CBPP e OCEB, e nas áreas técnicas com parceiros que trabalha como Oracle, IBM e Lecom. É professor de MBA de BPM da Unisinos, no Rio Grande do Sul, Senac em Santa Catarina e na Dayrus em São Paulo.  Fundador da iProcess, empresa que há 20 anos atua com automação de processos e transformação digital em grandes empresas como Pão de Açúcar, Lojas Renner, Ultragaz, Ipiranga, Porto Seguro entre outras, é diretor comercial e inovação.

 

“Não adianta só olhar para a tecnologia sem olhar para as pessoas. A transformação digital não vai acontecer sem as pessoas.”  Edson Giesel (Renault)

 

Módulo 5

 

AMPLIANDO AS PERSPECTIVAS DA PASSAGEM DO BASTÃO

(Etapas em que a participação dos fundadores é recomendada)

 

Ao longo da jornada, foram discutidos instrumentos e práticas para a Governança e Sucessão nas empresas familiares, com olhares distintos e complementares a serem adequados a cada realidade. Agora, é preciso construir o futuro à luz desses aprendizados, com atenção às diferentes perspectivas e a obervação de questões comportamentais críticas para o sucesso do processo.

  • Etapa 5.1 – Modelo tridimensional e suas implicações. Os impactos da identidade familiar. Vieses individuais e de grupo que afetam a efetividade da Governança.
  • Etapa 5.2 – Perdas e ganhos na passagem do bastão. As perspectivas do sucessores e fundadores. Construindo o caminho do diálogo entre as duas gerações.

 

Responsável/Instutoria: ADRIANA FANTONI

Especialista em Governança de Empresas Familiares, com certificação pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Embaixadora do Capitalismo Consciente. Certificada em Coaching Integrado, Coaching de Carreira e Team Coaching pelo ICI - Integrated Coaching Institute, com formações aprovadas pela ICF – International Coaching Federation (USA). Especialista em Gestão de Mudanças, com certificação internacional pela PROSCI – USA.  Certificada como Explorer da metodologia israelense Points of You®. Facilitadora de programas de desenvolvimento executivo em empresas nacionais e multinacionais. Membro do Conselho Empresarial de Recursos Humanos da ACMInas. Administradora de Empresas com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Graduanda em Psicologia pela Universidade Fumec.

 

“As empresas familiares são um emaranhado de emoções e questões afetivas, que acabam saindo do negócio e tornam tudo mais complexo.”  Bárbara Alves (Zebu Carnes)

 

OBSERVAÇÃO: Embora o programa seja desenvolvido e focado no público de sucessores, a participação dos fundadores é possível e recomendada, especialmente nas etapas assinaladas acima, devendo ser acordada por cada família, de acordo com seu momento, interesses e necessidades. 

 

INVESTIMENTO (Etapas em que a participação dos fundadores é recomendada)

 

CONDIÇÃO ESPECIAL

R$ 3.500,00

  • Divididos em 2 parcelas
  • Ou à vista com 5% de desconto 
  • E desconto de 50% a partir da segunda inscrição da mesma família/negócio.

 

OPCIONAIS

  • Assessment Humanguide: adicional para sucedidos ou outros sucessores não inscritos: R$ 180,00 cada 
  • Devolutiva Assessment Humanguide para sucessor e/ou sucedido: R$ 400,00 cada 
  • Mediação de assesments de sucessor(es) e sucedido: R$ 700,00 cada reunião 

 

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