REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube

AMIS


Institucional


O setor supermercadista em Minas Gerais nasceu em 10 de janeiro de 1958, com a inauguração do Supermercado Serv-Bem, em Belo Horizonte. Ele foi o pioneiro em Minas Gerais. Um concorrente seria aberto somente no final daquele ano. Ou seja, em 1958, a Capital tinha duas lojas de supermercados! E as demais cidades de Minas, nenhuma.

Somente a partir de 1960 um número maior de lojas supermercadistas começou a surgir na Capital e em algumas cidades de maior porte do interior. O sistema de varejo de alimentos que liderava o mercado era o de mercearias. Nele o cliente solicitava a um atendente no balcão os itens de sua lista de compras. Somente em 1967 pode-se dizer que o número de lojas supermercadistas superou o de mercearias. O autosserviço, por meio dos supermercados, assumia então a liderança do varejo em Minas.

Este fenômeno ocorreu também na maioria dos Estados brasileiros, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro, levando à criação da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em 1968. Em 1970, durante a Convenção Brasileira de Supermercados, em São Paulo, organizada pela Abras, foi pedido aos Estados ali representados que indicassem um delegado que ficaria responsável por levar a idéia de fundar uma associação estadual. Lá estava Levi Nogueira, sócio-proprietário do Epa.

A missão trazida de São Paulo foi cumprida com agilidade e a Associação Mineira de Supermercados seria criada no dia 10 de janeiro de 1971. A AMIS se tornou a primeira associação estadual do setor a ser fundada no Brasil. O presidente escolhido pelos associados pioneiros foi o proprietário da rede Supermercados Bandeirantes, líder do mercado naquela época, Miguel Furtado Neto.

Nas décadas que se sucederam, os supermercados se expandiram ainda mais no País, passando a incluir seções como, por exemplo, padaria, açougue e restaurante. Novos formatos de loja também surgiram ao longo das décadas, como os hipermercados, os supermercados gourmet e os atacarejos. Foram décadas também de contribuição do setor à luta contra a inflação, que somente foi domada em meados dos anos 90, com o Plano Real.

A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) teve colaboração fundamental em toda a evolução e desenvolvimento dos supermercados mineiros desde o início de sua jornada em 1971. Sua missão, resumida em poucas palavras, sempre foi defender, apoiar e desenvolver o setor supermercadista. Se um dia nasceu a partir da iniciativa pioneira de menos de uma dúzia de empresas, hoje abriga nada menos que 1.200 associados.

Juntos, os associados da AMIS representam cerca de 90% das vendas do setor supermercadista mineiro. Fazem parte do quadro de associados da AMIS desde gigantes supermercadistas mundiais, a microempresas supermercadistas de pequenos municípios mineiros. Estão todos representados nos Conselhos da AMIS, responsáveis pela condução dos destinos da entidade. A AMIS, por causa da união de seus associados e do que representam na geração de empregos e na garantia do abastecimento, é considerada uma das principais entidades empresariais de Minas e do País, sempre pronta a contribuir.

CONHEÇA A MISSÃO, OS NEGÓCIOS, A VISÃO, A CRENÇA E DOS VALORES DA AMIS MISSÃO

Promover a competitividade de nossos associados, por meio da geração de oportunidades de negócios, do desenvolvimento de suas competências essenciais e da valorização e defesa de seus interesses, construindo assim a relevância, a credibilidade e o crescimento sustentável da AMIS.

NEGÓCIOS


-Fomentar o setor varejista.

-Promover o desenvolvimento, estimular o progresso.

-Desenvolver o setor amplia a atuação e responsabilidade da AMIS em unificar esforços e congregá-los em sentido único e fortalecido.

-Integrar e harmonizar elementos públicos e privados, produtores e distribuidores, vendedores e compradores. dessa forma cria-se um campo fértil para o florescimento das instituições que coexistem no setor.

VISÃO

Assumir o papel de vanguarda para o varejo, antecipando práticas e tendências que possibilitem aos nossos associados sua inserção nos negócios do futuro.

CRENÇAS E VALORES

Alianças estratégicas, pessoas, responsabilidade social, inovação, gestão efetiva, geração e aplicação de conhecimento, livre concorrência, transparência e ética. Conheça a seguir os quadros diretivos da AMIS.
 
CONFIRA A LISTA DOS DIRIGENTES DA AMIS BIÊNIO 2016/2017




ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.