REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube

AMIS



Intenção de consumo avança na Capital - 12/04/2018



Os belo-horizontinos estão mais dispostos a consumir, de acordo com o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Belo Horizonte, apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), que registrou, em março, o sexto aumento consecutivo, alcançando a marca dos 89,4 pontos frente aos 88,5 pontos de fevereiro.

 

No primeiro trimestre de 2018, o indicador manteve a trajetória de crescimento apurada nos últimos três meses do ano passado. Além disso, o índice verificou, em março, uma alta de 10 pontos na comparação com o mesmo mês de 2017 e atingiu o maior patamar desde abril de 2015, quando apontou 81,3 pontos.

 

 Os aumentos foram pequenos em expressão, porém, na avaliação da analista de pesquisa da Fecomércio-MG, Elisa Castro, refletem um desenvolvimento progressivo da intenção de consumo. Segundo Elisa, as famílias estão experimentando uma elevação do poder de compra devido aos juros baixos e, principalmente, à inflação reduzida, o que, consequentemente, estimula o crescimento das vendas no comércio. Ainda assim, o ICF está abaixo dos 100 pontos, considerado o nível de satisfação, o que, para a analista, mostra que o contexto ainda é de cautela para as famílias.

 

“O atual cenário econômico possibilita que a família, mesmo com renda comprometida, consiga consumir. No entanto, os consumidores ainda não estão com a renda otimizada e, por isso, o índice permanece abaixo do nível de satisfação. Por mais que ainda esteja em um nível de insatisfação, desde o ano passado ocorreram elevações consideráveis para a chegada ao índice ideal. Isso pode ser observado na comparação anual, que mostra um aumento de 10 pontos em relação a 2017, algo que não acontecia desde 2015”, explicou Elisa. (Fonte: Jornal Diário do Comércio)


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.