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Preparando os supermercados para o Dia das Mães - 06/04/2018



Neste ano, o Dia das Mães será comemorado em 13 de maio e a preparação para esta data envolve mais do que decorar o ambiente da loja. Só pendurar alguns coraçõezinhos de papel não é suficiente para atrair os clientes para a sua loja. Além de prepará-la visualmente, com uma decoração toda especial, é preciso também pensar em estratégias de vendas totalmente focadas nesta data.

 

Trabalhar bem o mix de produtos com antecedência pode trazer novos clientes e alavancar vendas de itens, por exemplo, de bazar, flores, carnes, bebidas, eletrodomésticos, cestas de café da manhã e rotisseria.

 

Floricultura

 

As flores, que são um dos produtos mais procurados nesta época, que até então eram encontradas apenas em floriculturas, agora estão mais acessíveis aos consumidores e, melhor ainda, a um preço que cabe no bolso.

 

A facilidade dos supermercados para entregar flores ao consumidor é um dos agentes que favorecem o sucesso desta comercialização, que ao longo deste tempo passou por diversas melhorias, a exemplo da conservação dos produtos enquanto estão à venda.

 

De acordo com o gerente da distribuidora de flores Holambelo, Ricardo Porto, em 2017 houve um crescimento nas vendas de até 15% no Dia das Mães em relação à mesma data no ano anterior, provenientes do melhor desempenho em supermercados, hipermercados e floriculturas.  Orquídeas, rosas, begônias, lírios, kalanchoes e violetas são as mais requisitadas para esta época do ano.

 

 Planejando

 

O consultor de varejo Marco Quintarelli aborda a importância do lojista se programar para este período. Ele afirma que o ideal é se planejar para que no mínimo 15 dias antes o consumidor perceba a aproximação do Dia das Mães, atrelando ao cross selling.

 

“Para o Dia das Mães uma das características mais relevantes é o supermercadista se atentar para produtos de conveniência, de valor agregado, sair do lugar comum e praticar o cross selling, vendas cruzadas. Por isso é necessário se programar para lembrar com duas semanas de antecedência o consumidor sobre a aproximação da data”, afirma Quintarelli.

 

90 dias

 

No Supermercado Center Pão, em Montes Claros, a diretora comercial da rede, Larissa Alencar, fala que o planejamento para as datas comemorativas costuma ser realizado junto à equipe com três meses de antecedência e leva em consideração lançamento de novos produtos e o histórico de vendas dos anos anteriores.

 

“As decisões de estoques são tomadas considerando o lançamento de novos itens e o histórico de giro e de vendas dos anos anteriores. Além de considerarmos o aumento de vendas previsto pelo mercado. As sugestões de clientes também exercem papel fundamental”, explica Larissa.

 

Panificação e bazar

 

Em Mantena, no Hipermercado Valente, filiado à rede Smart Supermercados, o diretor Felipe Valente se reúne com a equipe com duas semanas de antecedência para decidir ações promocionais e redução da margem de preços de alguns itens de eletro e móveis.

 

“Nós fazemos uma reunião para discutir as estratégias promocionais nas datas comemorativas ao longo do ano nas três lojas e com duas semanas de antecedência de cada data; procuramos  definir as ações para trazer o cliente para dentro da loja, buscando sempre trabalhar com preços atrativos nos setores de eletro, móveis, panificação, bazar, entre outros”, afirma Valente.

 

Tudo pronto

 

Já em Viçosa, o gestor da central de negócios Minipreço, Elir Martins, revelou que desde fevereiro está com a campanha pronta para o Dia das Mães. Ela será realizada nas lojas filiadas e enfatiza que o foco são os itens que compõem o almoço do domingo, 13 de maio.

 

“Nós já estamos com a campanha pronta para o Dia das Mães. Vamos trabalhar com promoções de itens de bazar e perfumaria, além de focar nos produtos que contribuem para o almoço de domingo da família”, ressalta Martins.

 

Mix

 

É importante que o supermercadista fique atento ao sortimento dos produtos ofertados dentro da loja para o Dia das Mães. Variar as opções do sortimento pode contribuir para elevar o ticket médio de compras.

 

Para o consultor Marcos Quintarelli, oferecer flores, itens de bazar e perfumaria pode agregar para o sortimento, mas produtos que vão compor o almoço, como carnes e bebidas, também são muito requisitados para a data.  Ele enfatiza que mesmo se o supermercado não tiver uma variedade expressiva de produtos, pode buscar alternativas junto aos fornecedores.

 

“Dentro das condições de cada supermercado, deve ser analisada, com muita cautela pelo gestor, a possibilidade de ampliar o sortimento por meio de uma parceria com fornecedores para oferecer kits ou cestas com itens específicos da época”, disse Quintarelli.

 

Cestas

 

No Supermercado Center Pão, itens de confeitaria fina e cestas de café da manhã, além de vinhos, flores, produtos de bombonière e cortes especiais de carnes são os mais procurados na ocasião. Mas também procuram disponibilizar itens como canecas com frases, taças e kits especiais que abastecem a demanda da época, segundo a diretora comercial, Larissa Alencar.

 

“Temos a procura por itens de confeitaria fina e cestas de café da manhã. Além de produtos para almoços especiais, tais como cortes especiais de carne. A procura por vinhos mais suaves e bombonière nacional e importada também aumenta. Trabalhamos a nossa seção de flores, pois a venda deste item apresenta um aumento na véspera, mas a procura no dia é a de maior pico”, ressalta Larissa.

 

Felipe Valente busca reforçar o estoque de carnes e bebidas do Hipermercado Valente, além de focar na venda do setor de eletrodomésticos e ações junto à Marquespan, fornecedor parceiro do segmento de panificação, e pontos de degustação. 

 

Promoção

 

Ações promocionais atreladas à distribuição de brindes, sorteios e preços baixos podem contribuir para atrair o cliente para dentro da loja. Por exemplo, a elaboração de um tabloide sazonal pode ser uma das principais ferramentas para iniciar a campanha para o Dia das Mães, expondo produtos que vão chamar a atenção dos clientes.

 

“Tabloide é sempre importante. Ele é o direcionador de compras que vai sinalizar para o consumidor os produtos que estão em destaque para aquela ocasião. Pode ser por meio de um tabloide específico somente para o Dia das Mães ou apenas uma área exclusiva naquele que será produzido no mês. O importante é trabalhar os produtos de forma correta e eficaz”, recomenda o consultor Marco Quintarelli.

 

A Center Pão procura trabalhar a comunicação e disposição dos itens, além de produzir material  impresso para divulgação dos produtos e trabalhando nas mídias sociais.

 

“Trabalhamos a nossa comunicação e disposição de itens de forma a facilitar ao cliente encontrar aquilo que ele precisa. É feito um trabalho de exposição de pontos extras e frentes de gôndolas nas lojas e desenvolvido um material de divulgação interno e externo. Estamos fazendo um trabalho mais intenso nas mídias sociais e tendo um bom retorno”, explica Larissa. 

 

Uso da tecnologia

 

Na rede Minipreço, o gestor Elir Martins, além de elaborar um tabloide específico, buscou inovar e usufruir da tecnologia como um suporte para apoiar os associados e comunicar seus clientes sobre as promoções.  É o “+Desconto”, aplicativo idealizado pela central de negócios que alerta os consumidores sempre que houver uma promoção em uma loja associada próxima a ele, além de mostrar como chegar até à unidade indicada.

 

“Como nós temos mais de 100 lojas associadas, essa ferramenta possibilita que cada unidade faça a sua oferta para atingir o cliente final. Além das promoções, o cliente tem acesso ao tabloide dentro do aplicativo”, conta Martins.


Sorteios e brindes

Sorteios e brindes sempre são um atrativo para o consumidor final. Afinal, quem não gosta de ganhar brindes?

No Hipermercado Valente são realizados vários sorteios de vouchers com empresas do segmento de beleza e estética, além da distribuição de brindes promocionais para os clientes. O gestor Felipe Valente afirma que tem sido uma ação que vem atraindo novos clientes para a loja.

 

“Além da preparação da equipe, nós fazemos sorteios para serviços de estética e beleza de empresas parceiras e entregamos brindes nos caixas. São ações que cativam e atraem o cliente para a loja”, revela Valente.

 

A central Minipreço vai sortear um carro zero quilometro para os clientes que fizerem compras em seus associados. O sorteio tem como objetivo estimular as vendas nas lojas da rede. “A cada R$ 70, o comprador terá direito a um cupom que será depositado na urna do supermercado.  O sorteio será realizado em Viçosa e a rede faz a entrega do carro para o ganhador da promoção”, afirma Elir.

 

 


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