REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube

AMIS



Comércio da Capital está mais otimista para a Páscoa - 20/03/2018



Com um impacto positivo para quase 40% das empresas do varejo de Belo Horizonte, a Páscoa é esperada com otimismo pelos empresários da Capital. As pesquisas de Intenção de Consumo e Expectativa do Empresário para Páscoa, divulgadas nesta segunda-feira, 19, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), apontam que, entre as empresas impactadas, 75,8% esperam resultados melhores ou iguais para a data neste ano em relação ao ano anterior, pequeno aumento frente a avaliação de 2017 quando o percentual era de 74,2%. Entre os consumidores, 41,2% pretendem presentear durante a comemoração, número inferior ao observado no ano passado, quando a intenção alcançou 48,8%.


O comportamento favorável dos preços, associado a uma melhor conjuntura em termos macroeconômicos com taxa de juros baixa, retomada do emprego e da confiança na economia, são os principais responsáveis pelas expectativas positivas dos empresários,  de acordo com o economista da Fecomércio-MG, Guilherme Almeida. A melhora no cenário econômico foi apontada por 38,6% como motivo para o otimismo e o valor afetivo da data, por 18,2%. Já a crise econômica (43,5%) e o endividamento do consumidor (8,7%) fizeram aproximadamente 24% das empresas acreditarem que as vendas no período serão inferiores às de 2017.

“A inflação em processo de desaceleração leva a um ganho real no orçamento familiar e o comportamento favorável dos preços justificam esse resultado positivo. Os empresários estão mais confiantes devido ao comportamento da vendas nos últimos meses e a experiência positiva, com crescimento médio de 3,5% nas vendas em todas as datas comemorativas do ano passado, são fatores relevantes”, afirmou Almeida.

O preço também é diferencial para o incentivo ao consumo que, apesar da queda no percentual de intenção de compras na comparação com o ano anterior, registrou aumento do número de indecisos. Entre os consumidores entrevistados, o levantamento mostra que 12,8% ainda não sabem se irão presentear na Páscoa e podem ser estimulados a comprar por meio das ações do comércio. A pesquisa identificou que 53,8% dos entrevistados que pretendem presentear no próximo 1º de abril serão atraídos por promoções, e 37,8%, pelos preços reduzidos.

A deflação em alguns itens, entre eles os principais artigos relacionados à data, é destaque relevante para Almeida. De acordo com o economista da Fecomércio-MG, os ovos de páscoa e chocolates apresentaram, em fevereiro de 2018, uma deflação na casa de 10% em relação ao ano passado, conforme dados do IPCA. “Uma análise do compilado dos dados mostra que a intenção de compra diminuiu devido a uma dúvida dos consumidores em relação a diversos fatores próximos da data para que o consumo se concretize ou não. A tendência dos preços médios da inflação indica declínio e esse pode ser um fator que impulsione a demanda para os consumidores, principalmente para os indecisos, que podem encontrar preços favoráveis”, explicou Almeida.

Planejamento de compras 

 A maioria dos consumidores (64,5%) projeta um tíquete médio de até R$ 100 e 40,2% declararam que vão adquirir presentes com valores entre R$ 50 e R$ 100. Entre os entrevistados pela Fecomércio-MG, 68,3% planejam gastar menos nesta Páscoa, sendo que 47,1% devem comprar poucos produtos de menor valor. Os chocolates e doces são a escolha de 94,6% dos clientes ouvidos.

Para evitar possível quadro de inadimplência, 80,6% dos entrevistados priorizam o pagamento à vista, no dinheiro ou cartão de débito. Para 53,8% dos que presentearão na data, as promoções podem atraí-los às compras e 37,8% serão estimulados pelos preços reduzidos.

“Em datas comemorativas observamos que muitos consumidores acreditam que irão gastar menos, comprando menos produtos com valores menores. Neste ano, como os clientes estão suscetíveis às promoções e apelos de marketing, é possível que eles gastem além do tíquete médio pretendido”, comentou Guilherme Almeida.

 

(Fonte: Diário do Comércio)


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.