REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube

AMIS



Fórum de Prevenção de Perdas aponta desafios e perspectivas no segmento varejista - 14/03/2018



Foi realizado nessa terça-feira, 13 de março, o 5º Fórum de Prevenção de Perdas realizado pela AMIS, palestras e talk show, foi enfatizada a importância do setor de  RH na implantação e mudança de cultura organizacional atrelado ao setor de prevenção de perdas da empresa. 

 

O superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Márcio Milan, abriu o ciclo de palestras falando sobre perdas nos supermercados com base em números por categorias como o setor de FLV sendo o maior responsável, seguido pela padaria e confeitaria, rotisseria, peixaria, entre outros. Milan falou  sobre a expectativa do índice de redução de perdas para o segmento, que espera alcançar algo na casa dos 1,5% até 2020.Atualmente, esse número é de 2,1%.   

 

“Hoje, o nosso maior desafio nos supermercados é alcançar um índice de redução de perdas para próximo de 1,8% e até 2020 alcançar 1,5%.”, disse Milan.

 

 

 

Em seguida, a coordenadora do Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdícios da ABRAS, Mônica Reimberg apresentou o caso de sucesso sobre a implantação do departamento de prevenção de perdas no Sonda Supermercados. Ela falou sobre o envolvimento de outros setores para a mudança de cultura dos colaboradores, principalmente do apoio da direção da empresa.

 

“Se não tivesse a mão dos donos da empresa, a implantação do setor de prevenção de perdas não seria possível. Para isso foi necessário a apresentação de  indicadores da loja para que a empresa estruturasse, principalmente com apoio do setor de RH, o setor de prevenção de perdas”, afirma Mônica.

 

Encerrando o ciclo de palestra, a coordenadora de educação corporativa da Cooperativa de Consumo de São Paulo ( Coop), Andrea Maia, abordou a importância do setor de RH na gestão de pessoas no departamento de Prevenção de Perdas, a importância de líderes formar outros líderes por meio do programa “Humanizar”, que visa capacitar seus colaboradores através das escolas do varejo,  cooperativismo, escola de liderança e a escola de gestão, com o intuito de transmitir  para seus funcionários a missão da empresa, atrelada ao setor de Prevenção de Perdas como aliado no processo. 

 

“ Nós criamos quatro escolas para qualificar o nosso colaborador quanto à cultura organizacional da Coop, buscando criar líderes na equipe que possam contribuir para a categoria em que ele é responsável”, conclui Andréa.

 

  

Talk Show

 

A programação prosseguiu com um talk show que contou com a participação de grandes empresários de Minas Gerais. Entre eles o diretor do Verdemar Padaria e Supermercado e presidente da AMIS, Alexandre Poni; a diretora de risco corporativo da Drogaria Araujo, Cristiana Araujo; o diretor comercial e de operações do Grupo Super Nosso, Rodolfo Njem; o diretor do 2B Supermercados e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte (Sinconvagas), Gilson Lopes e o diretor da rede Super Luna Supermercados, Navarro Candido. 

 

O debate foi moderado pelo diretor de Prevenção de Perdas e Inovação na Tyco / Johnson Controls, Carlos Eduardo Santos, que conduziu a pauta referente à ruptura e quebras operacionais em supermercados.

 

Constatado como principal motivo de perda nos supermercados, a data de validade dos produtos corresponde a grande parcela entre diversos motivos entre as quebras operacionais.

 

Para Alexandre Poni, a prevenção de quebras vai além da realização de inventários, considerando esta, mais uma ferramenta, mas enfatiza que o mais importante está na negociação junto ao fornecedor.

 

“Inventário é um complemento para contribuir na prevenção de perdas, mas é uma questão que vai muito além. Não basta simplesmente negociar preço e carga, é preciso também alinhar a data de entrega junto ao fornecedor, pois pode acontecer de atrasar e com isso acabamos perdendo o tempo de durabilidade daquele produto na gôndola”, disse Poni.

 

A questão de perdas foi debatida e colocada como um desafio constante no varejo, mas que deve ser aos poucos solucionada, através de indicadores que possam balizar no controle de estoque das empresas.


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.