REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube

AMIS



Consumo deve crescer neste mês em MG - 05/02/2018



Com o cenário econômico mais favorável, a confiança em alta e o Carnaval à vista, os mineiros prometem dar mais fôlego para o consumo no Estado, em fevereiro. A pesquisa Intenção de Consumo da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) aponta que, neste mês, 33,8% dos consumidores da região deverão ir às compras. O percentual revela um expressivo aumento frente a igual período do ano passado, quando apenas 23,1% dos entrevistados relataram a propensão aos gastos.


“O consumidor está mais confiante, com melhor expectativa quanto à economia. Além disso, temos o saldo positivo na geração de empregos, a inflação está em patamar baixo, são questões que impactam na intenção do consumo. Com isso, acabou tendo essa ampliação, de 10,7 pontos percentuais, que mostra a evolução da economia”, avalia o analista de Inteligência de Mercado da FCDL-MG, Vinícius Carlos da Silva.
No levantamento, um outro dado que chamou a atenção da entidade foi o crescimento do interesse, para este mês, em gastos com viagens/ pacotes, relatado por 13,4% dos consumidores de Minas Gerais. A intenção só perdeu para os produtos de supermercados e hipermercados, os considerados itens essenciais, citados como prioridade de compra de 14,6%.

O analista da FCDL-MG explica que esse aumento é impulsionado pelo feriado de Carnaval, quando muitos mineiros pretendem seguir para destinos com praias, em busca de uma trégua na rotina de trabalho. “Apesar de Belo Horizonte ter aumentado as festividades do Carnaval, com blocos próprios, os consumidores mineiros estão focando as viagens para o litoral. Após quatro anos de crise, eles estão buscando descanso e aproveitar as nuances do cenário econômico”, afirma.

A cautela, no entanto, ainda norteia a maior parte dos mineiros. Ao todo, 66,2% dos entrevistados afirmaram que vão investir os recursos excedentes neste mês. O comportamento mais contido vem sendo observado desde o início da série histórica da pesquisa, há exatamente um ano.

A poupança segue como a opção de aplicação preferida dos consumidores do Estado (61,5%). A escolha, no entanto, é motivo de preocupação, na análise de Silva. Ele pondera que há no mercado outras modalidades de investimento, também de perfil conservador, que propiciam rendimentos superiores.

“Isso é um fator preocupante, porque mostra que as pessoas não estão tão informadas sobre os benefícios de outras modalidades financeiras. Apesar de ter segurança, a poupança não oferece os maiores rendimentos dentro do perfil conservador que ela tem. Existem outras modalidades, no mesmo perfil, que oferecem um pouco mais de rendimento, como o tesouro direto, os fundos de investimentos, que podem ser trabalhadas pelos consumidores. Mas isso depende de certo nível de informação”, destaca o analista da FCDL-MG.

Os outros tipos de aplicação citados pelos entrevistados foram fundos de investimento (12,3%), previdência (10,8%), tesouro direto (7,7%), ações (4,6%) e capitalização (3,1%).

Inadimplência

 Na sexta-feira, o Boa Vista SCPC divulgou o balanço da inadimplência em Belo Horizonte e Minas Gerais referente a dezembro do ano passado. De acordo com o levantamento, o número de inadimplentes na Capital recuou 7,2% na comparação com dezembro de 2016 e 0,2% frente a novembro. No Estado, a queda foi de 6,9% no confronto com igual período de 2016 e também de 0,2% em relação ao mês antecedente.

Para Silva, a regularização da situação financeira por parte dos mineiros contribui para a maior intenção de consumo. “Com essa melhoria do cenário, com o consumidor mais confiante, ele volta a comprar no mercado. Mas é preciso cautela, porque se ele gasta sem controle, volta a ficar inadimplente”, pondera.

O indicador de recuperação de crédito ainda permaneceu negativo na região na comparação entre dezembro com o mesmo mês de 2016: na Capital, ficou em -8,1%, e em Minas, foi de -13,2%. No confronto com novembro, houve leve alta de 1,1% em Belo Horizonte e de 1,5% no Estado.

(Fonte: Diário do Comércio)


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.