REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube
AMIS



AMIS comemora 47 anos de apoio, defesa e desenvolvimento do setor supermercadista de Minas Gerais - 10/01/2018



Fundada em 10 de janeiro de 1971, a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), completa nessa quarta-feira, 10 de janeiro, 47 anos de existência. A cerimônia de sua criação aconteceu na sede da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio-MG) e foi presidida pelo representante da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) enviado a Minas para a solenidade, Eloy Nogueira da Silva. 

 

Na etapa final da cerimônia foi eleito o primeiro presidente da AMIS, Miguel Furtado Neto, então proprietário da principal rede de supermercado de Minas, a Supermercados Bandeirantes. Como vice-presidente, Levy Nogueira, na época um dos proprietários da rede EPA.  A ata de criação foi redigida pelo supermercadista eleito como secretário, Paulo Ribeiro Nunes, da rede Pag Pouco.

 

Estava iniciada ali uma jornada que tornaria a entidade uma das principais instituições de representação empresarial de Minas e do País, com cerca de 1,2 mil associados, que juntos respondem por 90% das vendas do setor.

 

>> Clique e assista ao Vídeo Institucional

 

 

Primeiro supermercado mineiro

 

Por uma mera coincidência de data, o nascimento da AMIS aconteceu 13 anos depois da inauguração do primeiro supermercado da história de Minas, uma vez que o pioneiro Serv Bem abriu suas portas também em um dia 10 de janeiro, mas de 1958. A faixa inaugural da loja foi descerrada pelo prefeito Celso Azevedo.

 

A diferença de 13 anos entre a inauguração do primeiro supermercado e a criação da AMIS mostra que os primeiros anos dos supermercados foram de muita luta pela conquista de espaço, em um mercado dominado por mercearias. Somente a partir de meados da década de 60 que as mercearias iriam ceder espaço aos supermercados, podendo-se dizer que a partir dos anos 70 seriam gradativamente extintas.

 

O Serv Bem funcionava na avenida Cristóvão Colombo, nas proximidades da Praça da Savassi, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Aliás, ficava praticamente de frente para a famosa padaria Savassi, do outro lado da avenida. Seu layout e o mix eram uma cópia fiel do primeiro supermercado carioca, inaugurado em 1954.

Também por mera coincidência, a sede atual da AMIS, está localizada na região da Savassi, no bairro Funcionários, a 500 metros de onde foi montado o primeiro supermercado da história de Minas Gerais.



O futuro 
 

O passos que se seguem acenam para um futuro grandios. Não só a Superminas tem sido grande sucesso, mas diversos outros produtos que fomentam a informação e o desenvolvimento do setor supermercadista de Minas Gerais, entre eles, o Super Encontro Varejista (SEVAR), que promove o relacionamento e negócios pelo interior, além do Líderes do Varejo que oferece conhecimento e diversas oportunidades entre supermercadistas e fornecedores, além dos cursos oferecidos por meio da Universidade do Varejo (UNIVA), que tem como objetivo  capacitar e qualificar profissionais do segmento. 

 

Mas ainda há muito de ser feito e conquistado. Por isso, a AMIS contar sempre com  o apoio de seus associados, bem como dos fornecedores parceiros, para que seja possível alcançar voos maiores. 

 


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.