REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube
AMIS



Consumidores ainda mantêm cautela - 05/01/2018



A melhora dos indicadores econômicos no último ano influenciou também diretamente o humor dos belo-horizontinos. Apesar de ainda se encontrar em patamar de pessimismo, abaixo da linha dos 50 pontos, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da capital mineira teve um crescimento de 10,77% em 2017. O ICC saltou de 33,66 pontos em dezembro de 2016 para 37,28 pontos no último mês do ano passado.


Na comparação com novembro, o índice também avançou 1,56% em dezembro, de acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead) .

“Os consumidores mantiveram a cautela nas compras, um senso ainda conservador (em 2017), mas voltaram a pensar em novos gastos. O Natal já mostrou ser diferente, com previsão de compras de presentes. Isso traz um aumento acumulado no índice. Apesar de ainda estarem na barreira do pessimismo, os consumidores estão melhores do que em 2016”, avalia a coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da entidade, Thaize Moreira.
E a confiança do belo-horizontino pode ganhar ainda um “empurrãozinho” em 2018.

Reflexo dos sucessivos cortes na Selic, praticamente todas as taxas de juros, de captação e empréstimo, no município recuaram em 2017, segundo levantamento da fundação, o que pode incentivar o consumo neste ano.

“A queda da Selic já mostrou uma leve redução nas demais taxas, não na mesma proporção, mas o mês de dezembro mesmo traz taxas, quase todas, com recuo em relação a novembro”, destaca.

 

(Fonte: Diário do Comércio) 


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.