REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube
AMIS



Design de embalagem da Obah posiciona nova marca no mercado - 03/01/2018



Há mais de 150 anos a fazenda da família Rabelo, localizada em Pains (MG) e construída pelo patriarca Severino, produz adoçantes naturais. Nas últimas duas décadas, a fazenda vem comercializando açúcar mascavo para outras empresas que atuam no segmento. Em 2017 os tataranetos Marcos, Késsia e Kênia decidiram que estava na hora de investir em uma marca própria para embalar e vender diretamente o produto. Nasceu então Moringa, uma empresa que valoriza a alimentação com comida mais natural, menos processada, que preserva a composição natural dos alimentos.

 

A escolha do nome reflete os valores da empresa. A Moringa oleífera é uma árvore originária da Índia, também chamada de “árvore da vida”, por ser altamente nutritiva e que teve suas propriedades reconhecidas pela medicina ayuvédica como uma importante erva medicinal há quatro mil anos. Saúde, qualidade de vida e tradição são conceitos fundamentais para a história da nova empresa, que precisavam estar presentes tanto na marca como na embalagem.

 

Um desafio que a OBAH Design, segundo o próprio diretor comercial Marcos Rabelo, cumpriu muito bem. “Contratamos uma agência de design de embalagens e ganhamos uma verdadeira consultoria em posicionamento de marca. A aceitação do nosso açúcar mascavo no mercado foi surpreendente e temos certeza que o mérito, além da qualidade, passou também pela linda embalagem que a OBAH desenvolveu. Os excelentes resultados de venda, além dos comentários elogiosos dos clientes, confirmaram o poder que a embalagem tem, especialmente para um novo produto. Em apenas seis meses de presença no segmento já expandimos os negócios para São Paulo”, afirma Rabelo.

 

Expressão criativa

 

Uma pesquisa realizada pelo National Geographic Society em 17 países apontou o consumidor brasileiro como o terceiro mais consciente com questões relacionadas à sustentabilidade. De acordo com dados globais da consultora internacional Nielsen, 66% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de marcas sustentáveis. A mesma pesquisa também aponta que benefícios saudáveis em um produto influenciam a compra de 59% dos entrevistados.

 

Nesse contexto, coube a OBAH Design traduzir para esse público, todos os diferenciais do açúcar mascavo da Moringa, destacando a produção artesanal e despertando, por meio do impacto visual, uma sensação de bem-estar no consumidor.

 

Resultado

 

Uma marca elegante que já nasce clássica e atemporal, de fácil identificação e cujo símbolo representa a semente da árvore da vida germinando. Agrega a possibilidade de aplicação em formato de selo, com a circunferência em fundo marrom, remetendo à terra, à agricultura.

 

Essa mesma referência é levada também para a embalagem, com delicadas aplicações do desenho de um canavial. Aliás, nesse projeto, as ilustrações são protagonistas. Além da planta, que ajuda a contextualizar a característica artesanal do produto, uma silhueta feminina, como uma bailarina em movimento, aguça a memória sensorial do consumidor, que automaticamente associa o produto à qualidade de vida, leveza e bem-estar. Os desenhos foram criados dentro da própria OBAH, pelas mãos do talentoso ilustrador e designer Hércules Versiani.

 

A opção por uma paleta de cores quentes contrastando com um azul leitoso um pouco mais frio deu à embalagem um ar sofisticado e leve, que ajuda a trazer a referência de um produto de alta qualidade. A confiabilidade no produto é traduzida também na utilização de janelas transparentes aplicadas na frente e na total transparência do verso, que deixa o açúcar totalmente à mostra, para avaliação do consumidor.

 

A credibilidade mostra-se presente também na organização de ícones e no destaque hierarquizado das informações nutricionais dos produtos e das suas características de saudabilidade e sustentabilidade mais relevantes. E essas qualidades são destacadas também pela opção da embalagem pouch com ziplock, que pode ser reaproveitada e garante mais durabilidade ao produto.


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.