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Tradição das cestas de Natal tem nova aposta do varejo - 20/12/2017



Entre as tradições de fim de ano, presentear amigos e parceiros comerciais com cestas de Natal é uma das mais interessantes para comerciantes de diferentes perfis. Desde kits com alguns itens natalinos em caixas simples até produções sofisticadas, com bebidas e petiscos importados em embalagens trabalhadas, elas prometem aumentar o faturamento em supermercados, padarias e casas especializadas em bebidas.


Na Casa do Vinho - Famiglia Martini, são 12 modelos de cestas, com valores entre R$ 99,95 (Kit de Natal) e R$ 4.395,00 (Baú Diamante). A expectativa é que o volume de vendas cresça 10% em relação ao Natal do ano passado.

De acordo com o sócio e proprietário da Casa do Vinho – Famiglia Martini, André Martini, as cestas são pensadas como algo exclusivo para o Natal. “A cesta não é um simples presente. Ela é pensada para ser compartilhada, usufruída por muitos, conforme diz o espírito natalino. Fizemos uma compra antecipada dos produtos e fizemos um número limitado de cada modelo de cesta. Assim, garantimos que há troca de produtos por similares como acontece em muitos lugares”, explica Martini.

A Casa do Vinho atende clientes corporativos e pessoas físicas nas lojas do Barro Preto (região Oeste) e Mangabeiras (Centro-Sul), além das vendas on-line. Os clientes corporativos costumam ser os primeiros a fecharem os pedidos, mesmo assim muita gente deixa para comprar na última hora. O perigo é não ter mais a quantidade necessária do modelo de cesta desejado ou não ser possível fazer a entrega em tempo da festa.

No Decisão Atacarejo, a expectativa é que as vendas cresçam 8% em relação ao ano passado. São oferecidas três opções, com preços entre R$ 29,90 e R$ 99,90. As cestas têm de 16 a 24 itens. A rede, que tem cinco lojas, sendo, duas em Belo Horizonte, (Centro e Venda Nova), duas em Santa Luzia e uma em Lagoa Santa (ambas na Região Metropolitana de Belo Horizonte), além de televendas e da loja virtual (www.decisaoentrega.com.br), aposta na praticidade.

Segundo a diretora de Marketing e RH do Decisão, Valéria Vilaça Bax, se o consumidor resolvesse ele mesmo comprar os itens e a embalagem e montar a cesta, não haveria uma diferença de preço significativa. “A cesta é um produto prático, a seleção de produtos e a embalagem já estão feitas. O mix é pensado para agradar os diferentes membros de uma família. O que não pode faltar é o espumante e os itens natalinos como o panetone”, pontua Valéria Bax.

O supermercado também oferece o serviço de cestas personalizadas, mas apenas para compras acima de 20 unidades. O volume de consultas e pedidos já aumentou nessa semana, fazendo com que os retardatários corram risco de não encontrarem a versão desejada nas vésperas da festa.

Bebidas

Na Casa Rio Verde – com lojas nos bairros Santa Efigênia, Gutierrez, Lourdes, Savassi e Sion, todos na região Centro-Sul, além do e-commerce -, o foco são as cestas de vinhos. A empresa também tem opções com alimentos. As compras foram antecipadas para garantir preços mais baixos. O crescimento previsto, de acordo com o gerente de Varejo da Casa Rio Verde, Renato Vinhal, ficará entre 15% e 20% na comparação com o Natal passado.

“A estratégia foi segurar o preço e manter a qualidade dos produtos, mesmo que para isso tenha sido necessário diminuir a margem de lucro. Também nos esmeramos na entrega, afinal um presente não pode chegar amassado. Além disso, a nossa entrega é própria, com profissionais uniformizados, garantindo a segurança de quem vai receber o produto. O movimento já está crescendo mas, mesmo assim, sempre temos os clientes que deixam pra última hora. Normalmente conseguimos nas cestas de vinhos fazer trocas pontuais de produtos, mas quem chegar atrasado corre o risco de não encontrar o que quer”, destaca Vinhal.

 

(Fonte: Diário do Comércio) 


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