REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube
AMIS



Como preparar o supermercado para o fim de ano - 04/12/2017



O fim de ano é muito importante para os supermercados, pois é o período que representa a maior movimentação nas gôndolas, com uma significativa elevação nas vendas durante os meses de novembro e dezembro. Embalados pelo recebimento do 13º salário e pelo clima festivo, muitos consumidores assumem uma atitude menos restritiva.

 

A criatividade deve entrar em ação atrelada a estratégias de promoção de produto, ampliação do quadro de funcionários, treinamento de equipes, decoração da loja, avaliação do mix de produtos junto aos fornecedores, embalagens, formas de recebimento, entregas e fluxo de caixa.

 

O caminho mais comum para iniciar o planejamento é pensar em repetir no que foi feito no ano passado, mas também é necessário refletir na mudança de comportamento do consumidor para escolher os produtos certos e evitar futuros prejuízos, como por exemplo, o consumidor tem optado pelo chocotone ao invés do panetone, o pernil no lugar de aves como o peru ou até mesmo carnes para churrasco. É por aí que se deve listar algumas tendências para o mix natalino.

 

Segundo Bruno Cruz, gerente industrial do Grupo Super Nosso, os estoques são planejados com base nos anos anteriores, lavando em conto o atual cenário, a venda praticada no exercício anterior, acrescido da perspectiva de crescimento para o atual exercício.

 

Sortimento

 

O gerente industrial do Super Nosso, fala que a preparação do mix natalino, por exemplo, passa por uma criteriosa avaliação de cada produto levando em conta o seu potencial de venda.

 

“Depende do desempenho comercial do produto, além disso, avaliamos seu potencial naquele período. Levamos em consideração também qual o papel de cada item dentro do mix. Alguns produtos, por exemplo, servem para reforçar nosso posicionamento, assim, consideramos o que será definido com relação à inclusão, exclusão e manutenção no mix”, diz Bruno.

 

Típicos

 

Perguntado sobre os itens fizeram sucesso no último ano, Cruz aponta destaca para a venda de ceias e panetones.

 

“As vendas de ceias e panetones, certamente foram as que tiveram maior saída. A gente avalia a projeção de crescimento comparando anos. Assim, comparando 2015 e 2016, observamos um aumento expressivo na venda de ceias – mais de 50%” ressalta Bruno.

 

A rede Super Nosso sempre engajado a tendências do mercado, costuma surpreender seus clientes com lançamentos de diversos fornecedores e geralmente atrelado a comodidade.

 

 “O nosso pacote de ceias tem várias proteínas, acompanhamentos e guarnições. A gente aposta numa resposta positiva nos produtos disponíveis neste grupo. O objetivo é também consolidar e associar a marca Super Nosso a essa prestação de serviço, o oferecimento desses produtos. Queremos oferecer comodidade, reunir a família, sem que ela se preocupe de ter que ir pra cozinha preparar. O Super Nosso cuida disso para ela”.

 

É bom ficar de olho também no estoque. É de costume adquirir uma carga maior de comida e bebida. Pedro Rodrigues, gerente de Marketing do Rilda Supermarket, da cidade de Passos (MG), salienta que nessa época, é de costume fazer um pedido maior de alimentos como panetones e carnes, mas principalmente bebidas como refrigerante e cerveja.

 

Pedro, inclusive, aposta em um mix diferenciado para o Natal, com exposição de bebidas, massas, molhos, chocolates, frutas e cervejas para impulsionar as vendas. Portanto, planejar e estudar os itens sazonais e negociar maior quantidade de alimentos e bebida para o estoque é uma das tarefas que podemos considerar – por que não? -- a mais importante para o supermercadista obter e sucesso.

 

Promoção

 

Promoções também são importantes para atrair a atenção das pessoas para o seu mercado. É comum que os consumidores pesquisem preços de produtos, antes de optarem pelo estabelecimento em que farão as compras de fim de ano. Por isso, oferecer preços competitivos nos produtos tradicionais da época pode atrair mais clientes.

 

Elaborar tablóide especial de Natal para destacar as promoções e variedades de produtos também podem ser uma forma de atrair o interesse de consumidores. Outras alternativas são campanhas na TV, rádio e principalmente as redes sociais.

 

Os consumidores estão diariamente nas redes sociais como o Facebook e Instagram, e divulgar promoções diárias pode ser uma alternativa de atrair o público para o supermercado.

 

Decoração

 

O Natal e o Ano Novo são épocas que pedem decorações temáticas, assim como a Páscoa e o Carnaval. É importante mostrar que a loja está no clima das festas de fim de ano! Coloque uma grande árvore de Natal em um local bem visível, decore os corredores com bolas natalinas e espalhe mensagens de “Feliz Natal e próspero Ano Novo”. Pode parecer besteira, mas é importante mostrar aos clientes que a loja está pronta para recebê-los neste período.

 

As cores têm uma função bem importante na decoração já que ajudam a identificar o período. O vermelho, o verde, o dourado e o prateado são as mais usadas nesta época, e são ideais para decorações mais tradicionais. Nada impede a inovação, utilizando outras cores combinadas com elementos natalinos, desde que essa nova combinação seja capaz de atrair o público para a loja.

 

Emoção

 

Presentear faz parte do Natal, portanto, outra dica interessante é realizar sorteios para os consumidores durante as festas de fim de ano. Escolha um prêmio bacana – pode ser um carro, um aparelho celular ou até uma cesta de Natal bem caprichada – para sortear entre os seus clientes. A cada R$ 100 em compras, por exemplo, o comprador ganha um cupom. Essa é uma estratégia para que o consumidor opte por fazer as compras no seu estabelecimento e não no da concorrência.


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.