REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube
AMIS



Via Varejo vai reduzir custo com loja 'smart' - 24/11/2017



A Via Varejo, dona das redes Ponto Frio e Casas Bahia, inaugura hoje a primeira loja no formato 'smart', com tamanho menor e uso mais intensivo de tecnologia. Paulo Naliato, diretor-executivo de lojas físicas, disse que espera uma redução de custos de 25% a 30% com esse novo modelo, em comparação às unidades já em operação.
 

A empresa planeja abrir neste ano dez lojas nesse modelo mais enxuto. Em 2018, a varejista prevê mais 70 a 80 unidades 'smart', de acordo com Naliato. Em paralelo a essas aberturas, a companhia prevê converter todo o seu parque de lojas atual - um total de 960 unidades - ao novo modelo.
 

As lojas smart têm entre 300 m2 e 400 m2 de área, em média, contra 1,5 mil m2 a 2 mil m2 de uma unidade tradicional. Naliato disse que a empresa fará uma otimização da área dessas grandes lojas, para se enquadrarem ao modelo smart. O espaço restante poderá ser preenchido com novas categorias de produtos, ou pode se tornar uma área para armazenagem para atender consumidores que compram pela internet e optam por retirar o item em loja. "Pode até haver mudança de endereço da loja, se o ponto menor tiver boa localização, se for conveniente. Mas a mudança de ponto não vai ser predominante nesse projeto de ajuste", afirmou Naliato.
 

 Em relação à introdução de novas categorias nas lojas, o executivo disse que a companhia avalia a venda de produtos que hoje estão nos sites do Ponto Frio e da Casas Bahia, mas não na rede física.
 

Outra alternativa para aproveitar o espaço que se abrirá nas lojas atuais será a abertura espaços para a oferta de serviços de parceiros, como operadoras de telefonia. "Vamos olhar mercado a mercado para ver qual solução será mais adequada para cada loja", afirmou Marcelo Nogueira, diretor de modelo de vendas da Via Varejo.
 

Os executivos também disseram que o modelo smart demanda um número menor de funcionários por loja - 14 em média, ante 20 em uma loja tradicional. Mas, segundo Naliato, ainda não está definido se haverá cortes na transição para lojas menores. "O modelo novo demanda uma equipe maior de venda. O objetivo é transformar toda a equipe para atuar na venda, não é uma prioridade reduzir gente", disse.
 

A primeira inauguração será um Pontofrio no Shopping Iguatemi Canoas (RS). Também serão abertas unidades em São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco e Ceará.
 

De acordo com os executivos, o novo modelo de lojas usa mais tecnologia. As unidades terão, por exemplo, mapas de calor de movimentação de clientes, para identificar as categorias de produtos com maior procura. As unidades também terão conexão sem fio (Wi-Fi) para os consumidores. Com isso, disse Naliato, a rede da loja poderá identificar clientes que já fizeram pesquisas em seus smartphones e os vendedores poderão fazer um atendimento de acordo com esses interesses. A expectativa da Via Varejo é aumentar a produtividade por loja com esse novo modelo, disse Naliato.
 

A rede também prevê lançar em breve unidades no formato de quiosques, de até 40 m2 , e uma loja digital, com vendas por tablets.

 

(Fonte: Valor Econômico) 


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.