REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube

AMIS



Aumenta a concorrência no interior de Minas - 18/09/2017



 

Os supermercados com origem no interior de Minas têm um desafio: se fortalecerem para enfrentar um movimento de expansão de redes do setor para as cidades menores, atraídas pelo bom desempenho econômico amparado pelo agronegócio. Comércios como o Supermercado Bernardão, com sede em Patrocínio, no Alto Paranaíba, e o Zebu Carnes Supermercados, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, estão entre os que buscam estratégias para enfrentar a concorrência que vem de fora. Profissionalização da gestão e a aposta num atendimento mais acolhedor e personalizado são duas medidas que vêm sendo tomadas.



À frente do Supermercado Bernardão, Marco Antônio Bernardes revela que o grupo, com faturamento anual de R$ 300 milhões, cresceu 20% este ano, com abertura de um ponto. No total, são seis lojas localizadas em Patrocínio, Patos de Minas e Araxá, todas no Alto Paranaíba. O comércio emprega 950 funcionários. As lojas têm um mix de aproximadamente 20 mil produtos.


Na análise de Bernardes, o bom desempenho do agronegócio e a saturação do mercado em Belo Horizonte estão atraindo grandes redes de supermercados para o interior. Além disso, em alguns casos, mesmo que a cidade não esteja crescendo, há o avanço da renda per capita. Ele relata que a região onde atua vem recebendo lojas de várias bandeiras do estado e até da multinacional Walmart.


As medidas que ele vem tomando para enfrentar a concorrência é melhorar o atendimento e profissionalizar a gestão, sem perder a característica de empresa familiar. O Bernardão começou como Casa Bernardes, com o avô e o pai de Marco Antônio vendendo produtos que não havia nas roças, como querosene, sal e açúcar. “Até hoje meus pais, com mais de 80 anos, vão às lojas, convivem com os clientes”, diz.


À frente do Zebu Carnes Supermercados, o empresário Matusalém José Alves também busca formas de enfrentar a concorrência. Com seis lojas em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o grupo emprega 700 funcionários e tem faturamento anual de R$ 170 milhões. Mesmo com as dificuldades criadas pela queda do poder de compra das famílias, causada pela crise econômica, o Zebu Carnes cresceu 1% este ano.



Aproximação 


Ele também assiste, na cidade, a expansão de redes de supermercados. Para enfrentar a concorrência, o empresário afirma que vai manter a vocação do grupo de trabalhar de forma a garantir mais aproximação e comodidade do cliente. Ele cita como um dos diferenciais da loja o abate próprio, o que possibilita a venda de carne fresca e sem hormônio todos os dias. O mix de produto do Zebu Carnes - que, apesar do nome, é um supermercado completo - é de cerca de 15 mil itens.


Os dois empresários participaram e trocaram ideias na 51ª Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), realizada em Atibaia (SP). “Combinamos que não vamos abrir lojas na cidade um do outro”, brincou Alves.

(Fonte: Diário do Comércio) 


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.