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Festas Juninas consomem 40% em tributos - 22/06/2017



O Dia de São João (24 de junho) se aproxima. Dá para comemorar, mas nem tanto. Isso porque os produtos mais consumidos nas Festas Juninas apresentam em média 39,75% de tributos embutidos em seus preços finais, segundo levantamento encomendado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Foram avaliadas as cargas tributárias de 17 produtos típicos da época e chegou-se à média de 39,75%.   
 
Entre as taxas mais elevadas estão dos fogos de artifício (61,56%) e das bebidas alcoólicas, como quentão (61,56%), cerveja em lata (55,6%) e vinho nacional (54,73%). Já os refrigerantes em lata e em garrafa têm cargas tributárias de 46,47% e 44,55%, respectivamente.
 
“O estudo aponta o quanto a tributação onera o bolso dos apreciadores de Festa Junina e pode afetar o consumo, principalmente diante do cenário atual de instabilidade econômica e política nacional”, alerta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
 
Arraiá 


As roupas e os acessórios típicos juninos não poderiam faltar no levantamento.   Para estar vestido adequadamente para o arraiá, o consumidor desembolsará 34,67% em tributos pela camisa xadrez ou pelo vestido. Já pelo chapéu de palha, 33,95%.
 
Alimentos


Para aqueles que não resistem às delícias das Festas Juninas, o estudo aponta que as menores taxas incidem sobre os alimentos, como o milho cozido (18,75%), o pinhão (24,07%) e o fubá (25,28%). Na sequência, tem-se a pipoca (34,99%), a canjica (35,38%) e o pé de moleque (36,54%).
 
Trem bão para o comércio


Apesar de todo o peso tributário, há um indicador positivo para o varejo: essa é uma festa tradicional e em ascensão no calendário brasileiro. “Além disso, é uma comemoração prestigiada pelo público em geral; ocorre em diversos espaços da cidade, como igrejas, escolas e ruas; e será festejada até o fim do mês, impulsionando a venda de produtos típicos e movimentando o comércio”, diz Burti.

 


 

 

(Fonte: Associação Comercial de SP) 


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