REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube

AMIS



Funeral do primeiro presidente e um dos fundadores da AMIS, Miguel Furtado Neto, é realizado em Oliveira (MG), nesta terça-feira, 20 - 20/06/2017



O funeral do primeiro presidente da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e um dos fundadores da entidade, Miguel Furtado Neto, foi realizado no início da manhã desta terça-feira, 20, com o sepultamento no Cemitério São Miguel, em Oliveira (MG). O ex-presidente da AMIS faleceu na noite do domingo (18), vítima de complicações pulmonares, aos 91 anos.

 

A AMIS foi representada na cerimônia de funeral pelo ex-presidente Estevam Duarte de Assis, que presidiu a entidade de 2010 a 2011, e nas décadas de 1990 e 2000 era um dos líderes do mercado mineiro com a rede Bretas, da qual foi sócio com irmãos e primos. 

 

Segundo relato de parentes, Miguel, mesmo com as dificuldades respiratórias que enfrentou nos últimos anos, que o obrigava a usar permanentemente um aparelho de apoio à respiração, esteve gerenciando o dia a dia de seus negócios até na semana anterior ao falecimento, na fazenda na qual residia em Oliveira.
 

Em 1971, quando a AMIS foi fundada, Miguel Furtado, era sócio – com um irmão e três primos – da rede Supermercados Bandeirante, então a maior de Minas. A rede chegaria a 66 lojas em 1983, ano em que foi vendida para o grupo Pão de Açúcar, na época, de Abílio Diniz e irmãos.
 

Miguel Furtado e os sócios atuaram no comércio atacadista de Belo Horizonte desde o final da década de 30, quando trouxeram para a Capital a empresa fundada na década de 20 por um dos avôs em Carmo do Paraíba (MG), terra natal de Miguel.
 

Os cinco seguiram exclusivamente no atacado até a década de 50 quando passaram a empreender no varejo com mercearias. Em meados da década de 60, tornaram-se um dos pioneiros do setor de supermercados, transformando as mercearias em lojas de autosserviço e abrindo outras unidades já no novo modelo.
 

O primeiro presidente (de janeiro de 1971 a março de 1975, em dois mandatos), da AMIS deixa viúva Dona Madalena Cambraia Furtado e os filhos Miguel, Flávia, Maria Luíza e Laura. Esta última, residente no Canadá, está se deslocando ao longo desta segunda-feira para acompanhar o sepultamento na terça-feira, 20. Um outro filho, Marcos, faleceu há cerca de oito anos, vítima de acidente de carro.


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.