REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube

AMIS



Coca-Cola tenta ganhar espaço em guaraná - 19/06/2017



A Coca-­Cola Brasil colocou no mercado nos últimos dias um refrigerante de guaraná com a marca Fanta, com a meta ousada de atingir a liderança na categoria, algo que nunca conseguiu com o Kuat, no mercado há 18 anos. A tentativa é feita no momento em que o mercado de refrigerantes encolhe 8,9%, de acordo com dados da Nielsen.

 Em 2016, as vendas totais de refrigerantes no país encolheram 5,5%, para 10,98 bilhões de litros, de acordo com a Euromonitor International. Enquanto as vendas de refrigerantes de cola caíram 6,6%, para 5,18 bilhões de litros, as vendas de refrigerantes não­cola ­ liderados pelo guaraná ­ recuaram 4,5%, para 5,80 bilhões de litros. A queda menos intensa na categoria guaraná tem levado as companhias do setor a tentar ganhar espaço nesse segmento. No primeiro trimestre deste ano, enquanto as vendas do setor de refrigerantes caíram 8,9%, a Coca­Cola Brasil registrou uma queda entre 4% e 6% em volume.

 A companhia não divulgou o desempenho específico na categoria de refrigerantes não­cola. Javier Rodriguez, vice-­presidente de marketing da Coca­Cola Brasil, disse que a meta com a Fanta Guaraná é ampliar o número de consumidores para chegar à liderança da categoria, mas não deu um prazo para superar a Ambev, dona do Guaraná Antarctica.

"A Fanta Guaraná vai ocupar uma lacuna, sendo uma opção nacional e de apelo jovem", afirmou Rodriguez. O executivo acrescentou que o Kuat é vendido principalmente para o público adulto.

 Felipe Ghiotto, diretor de marketing de refrigerantes da Ambev, disse que as vendas do Guaraná Antarctica para o público jovem têm desempenho acima da média do mercado.
 

No primeiro trimestre de 2017, as vendas da Ambev no Brasil de bebidas não alcoólicas ­ refrigerantes, águas, chás, isotônicos, energéticos e sucos ­ apresentaram variação positiva de 0,1% em volume e queda de 2,6% em receita. As vendas do Guaraná Antarctica, que representam a maior parte do negócio, tiveram um desempenho praticamente estável, segundo o executivo.

 O Guaraná Antarctica é o refrigerante de guaraná mais vendido no país na categoria não­cola (que inclui sabores de laranja, uva, limão, maçã e outros). A marca responde por 17,1% das vendas da categoria em valor, segundo a Euromonitor. O Kuat tem 7,3% de participação. O Viva Schin, da Heineken, representa 5,8% das vendas de refrigerantes não­-cola.
A Coca-­Cola lidera o mercado de não-­cola, com 29,4% de participação. A Fanta é a segunda marca mais vendida na categoria, com 13,1% das vendas. A Coca-­Cola também detém as marcas Sprite, Schweppes e as regionais Taí, Simba, Charrua, Tuchaua e Jesus.

 A Ambev, com as marcas Antarctica, Antarctica Zero e Sukita, é a segunda colocada, com 25% do mercado de refrigerantes não­cola. A empresa também é dona das marcas Citrus Antarctica, Soda Antarctica, Tônica Antarctica e Baré.


 "Nos últimos quatro anos, a participação de mercado do Guaraná Antarctica cresceu quase 20%, mesmo com o mercado em queda. Há muita concorrência na categoria de guaraná, mas a marca segue com desempenho robusto", afirmou Ghiotto. A Ambev informou que mantém inalterado o plano de marketing para a marca e tem confiança de que pode ganhar participação de mercado na categoria.

 Além de campanhas publicitárias, a Ambev investe na expansão das vendas de Guaraná Antarctica em garrafas retornáveis de 1 litro, para atingir consumidores com queda na renda familiar. A companhia realiza promoções uma vez a cada dois meses em redes de atacado e atacarejo para ampliar vendas, segundo o executivo. A Coca-­Cola, por sua vez, criou a campanha "Leva Essa", com um selo indicando que seus refrigerantes estão em promoção.

 A Brasil Kirin, comprada pela Heineken em fevereiro, reformulou as marcas Viva Schin e Itubaína em 2016 e busca agora ampliar a distribuição no país. Mas, no primeiro trimestre, as vendas de refrigerantes caíram 14,1% em volume.

(Fonte: Valor Econômico) 


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.